Em 2024, a FLAG comemora 32 anos de história e consolida-se como uma das referências em formação nas áreas de Design Gráfico, Programação, Marketing Digital e UX/UI em Portugal. Fundada em 1992, mantém-se na vanguarda da educação e da formação profissional, molda talentos e prepara profissionais para o mercado de trabalho em constante transformação.
Há 18 anos no Grupo Rumos
Desde 2006, a FLAG integra o Grupo Rumos, um renomado conglomerado empresarial português. Essa união possibilitou a ampliação e diversificação da oferta formativa, ao garantir uma abordagem ainda mais inovadora e ajustada às necessidades do mercado.
32 anos de referência em Design Gráfico
Desde a sua criação, o Design Gráfico foi a área que deu início a este projeto. Durante vários anos, esta foi a área core da FLAG, com a formação de inúmeros profissionais que se destacam no sector criativo. A oferta de serviços de excelência nesta área é um dos pilares da história da marca.
Contribuições para a comunidade criativa
Desde 1992, a FLAG tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento da comunidade criativa em Portugal. O apoio a mais de 130 eventos e conferências, criação de um número superior a 90 bolsas de formação, e realização de mais de 30.000 horas de formação a distância são alguns dos marcos que refletem o compromisso da marca com a democratização do conhecimento e a formação de talentos emergentes.
Impacto e qualidade reconhecidos
Com mais de 350 formadores especializados, a FLAG já realizou mais de 20.000 ações de formação, com impacto junto de mais de 30.000 formandos e um total de mais de 300.000 horas de formação. Estes números refletem a confiança do mercado perante a sua missão de preparar profissionais qualificados para os desafios do mundo digital e criativo.
Expansão a nível nacional
A FLAG expandiu as suas operações para o Porto em 2010 e para Coimbra em 2008, o que permitiu alcançar alunos de todo o país. As formações em Programação e Marketing Digital são hoje algumas das mais procuradas, áreas estas que têm vindo a crescer exponencialmente na última década. Além disso, a introdução de cursos em UX/UI e Design Thinking nos últimos anos reflete o contínuo esforço de inovação, adaptando-se às necessidades atuais do mercado.
Reconhecimentos e distinções
Em 2023 a FLAG foi premiada com o Prémio de Melhor Fornecedor de Recursos Humanos. Já este ano recebeu a distinção Happiness Works, que reconhece o compromisso da empresa com o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Estas distinções são um reflexo da qualidade e do impacto positivo da FLAG, tanto no ambiente corporativo, quanto no mercado formativo.
O futuro da formação
Além de uma oferta de mais de 200 cursos no catálogo, a FLAG lançou recentemente bootcamps em Inteligência Artificial e realizou mais de 40 masterclasses exclusivas para antigos alunos, no que pretende assumir como um compromisso com a formação contínua. Com o foco em formatos inovadores, como webinares e webcasts que já somam mais de 120 horas de conteúdo gratuito, a FLAG mantém-se alinhada com as necessidades e tendências da era digital.
Para Gabriel Augusto, diretor geral da FLAG, assinala: «Celebrar os 32 anos da FLAG é um momento de enorme orgulho e reflexão sobre a nossa trajetória. Ao longo destas mais de três décadas, não temos sido apenas uma escola de formação; somos um motor de transformação para milhares de profissionais que confiam em nós para desenvolver as suas competências e alcançar novos patamares nas suas carreiras. A nossa missão sempre foi, e continua a ser, promover a inovação e a excelência formativa em áreas essenciais, como o design, a programação e o marketing digital.» Mais: «Estes 32 anos não teriam sido possíveis sem a dedicação da nossa equipa, o empenho dos nossos formadores e a confiança dos nossos formandos e dos nossos clientes. Estamos entusiasmados com o futuro e com os desafios que nos aguardam, e continuaremos a preparar profissionais para um mercado de trabalho em constante evolução, mantendo o compromisso com a qualidade, a inovação e a partilha de conhecimento.»