A importância do sono é universalmente reconhecida e valorizada, mas uma boa noite de sono continua a ser um luxo para muitos. E foi a pensar em todos aqueles para quem dormir bem continua a ser uma miragem, que a IKEA revisitou um dos maiores hits da pop nacional e criou uma canção para mandar os portugueses para a cama.
Texto: Redação «human» Imagem: DR
Segundo um inquérito da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, 52% dos portugueses sentem que dormem muitas vezes mal. Para contrariar esta tendência, a IKEA inspirou-se em «Amanhã de Manhã», uma canção interpretada pelo grupo Doce, hit habitual do repertório de várias gerações em Portugal, para criar uma canção focada no prazer de dormir, descansar, e desligar do mundo à nossa volta.
Mónica Sousa, diretora de marketing da IKEA Portugal, assinala: «Continuamos a alimentar este grande movimento que arrancou em agosto, que visa sensibilizar os portugueses para a importância de um sono melhor. Temos desenvolvido iniciativas, adaptadas a diferentes audiências, que nos relembram o quão importante é dormir bem. Num mundo onde tudo acontece cada vez mais depressa, e onde a informação e os estímulos nos chegam de todo o lado, queremos promover este sentimento de Joy Of Missing Out – a capacidade de encontrar prazer (em vez de stresse) em estar a perder algo. E que melhor forma de fazer isto, do que através de uma canção que não nos sai da cabeça?»
A campanha, desenvolvida pela agência criativa Uzina, está no ar deste 10 de novembro e até 7 de dezembro, em televisão, rádio e nas plataformas digitais. Adicionalmente, estará presente nas boxes e smart tvs dos lares em Portugal com XAXIS Connected TV e em dispositivos móveis, tablets e desktops com XAXIS Integrated Video. A produção musical ficou a cargo de Joaquim Albergaria e de Ivo Costa, do Estúdio Barulho.
Vídeo da campanha aqui.
A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem agora cinco lojas no país – Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga –, uma plataforma de venda on-line, 13 estúdios de planificação e encomenda – Almada, Cascais, Coimbra, Évora, Funchal, Lagos, Leiria, Lisboa, Seixal, Setúbal, Sintra, Vila Nova de Gaia e Viseu – e pontos de recolha de encomendas em todo o país. A IKEA Portugal emprega cerca de 3.000 colaboradores e recebe cerca de 13,8 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e cerca de 50 milhões on-line (website e app). A IKEA, marca de origem sueca, oferece artigos para a casa, com aposta no design, na sustentabilidade e na funcionalidade, a preços acessíveis.
Nota: inquérito da Sociedade Portuguesa de Pneumologia aqui.