A Microsoft, em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa, inaugurou a AI Innovation Factory, o seu centro de inovação em inteligência artificial (IA) em Portugal. Localizado no AIhub da Unicorn Factory Lisboa, no bairro de Alvalade, em Lisboa, este projeto tem como principal objetivo acelerar a adoção da IA por empresas públicas e privadas de todos os setores, contribuindo assim para o crescimento sustentável do país por meio de novos cenários de inovação digital.
A AI Innovation Factory surge de uma necessidade crescente das empresas se capacitarem para responder aos desafios impostos pela evolução trazida pela IA. De acordo com o estudo Work Trend Index da Microsoft, 79% dos líderes concordam que a adoção da IA é fundamental para as organizações se manterem competitivas. No entanto, 60% temem que a sua empresa não tenha uma visão e um plano para implementá-la.
Para responder a este desafio, a Microsoft, a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa uniram esforços para criar um verdadeiro ecossistema de inovação que ajuda as empresas e os empreendedores a escalarem as suas soluções de IA em toda a organização, a criarem modelos de governança e a apoiarem a criação e monitorização de práticas responsáveis de IA. Ao longo de 170 metros quadrados, a AI Innovation Factory dispõe de uma oferta diversificada de espaços de trabalho e formação. A começar pela sua área de open space, com salas amplas pensadas para uma maior produtividade e trabalho colaborativo, passando pelos espaços de brainstorming dedicados à geração de ideias e planeamento. Por fim, o novo centro de inovação apresenta ainda capacidade para a realização de conferências.
Mas mais do que um novo espaço, a AI Innovation Factory é, também, uma plataforma de inspiração e ideação onde as empresas vão poder ter acesso a demos e casos reais, bem como a especialistas da indústria. Estes especialistas vão facilitar a identificação de oportunidades e priorização de casos de uso de IA, em estreita conexão com o ecosistema de startups e nativos digitais. Além disso, a AI Innovation Factory vai também proporcionar treino e formação, permitindo às organizações adquirir as competências necessárias para tirar o maior partido da IA.
Ao todo, a AI Innovation Factory vai disponibilizar três fases de trabalho imersivo no local. Num primeiro momento, será realizado um envision workshop dirigido a decisores-chave das diferentes áreas das empresas, durante o qual terão acesso a especialistas da indústria e tecnologia, demos e casos reais, seguindo uma metodologia testada e comprovada. Em seguida, os participantes vão integrar strategy discussions para compreender os objetivos e desafios da organização, priorizar casos de uso, e elaborar um roadmap de implementação alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. Por fim, o programa encerra com três momentos: architecture design sessions orientadas para o desenho dos requisitos técnicos de implementação da solução de IA; rapid prototype workshops para implementar ideias-chave em sprints de dois a três dias; e um programa de formação integrado com possibilidade de certificado.
Sobre a inauguração deste espaço, Andrés Ortolá, general manager da Microsoft Portugal, refere: «A criação deste centro de inovação representa não apenas um marco importante para a Microsoft, mas sobretudo para o tecido empresarial português e para o futuro que estamos a construir para Portugal. Acreditamos que a AI Innovation Factory pode ser um verdadeiro catalisador de transformação, que conjuga talento, ideias e inovação, para assim abrir espaço às empresas para liderarem, reinventarem-se e crescerem num contexto empresarial cada vez mais dominado pela transformação digital.»
Por sua vez, Manuela Vaz Soares, country managing director da Accenture em Portugal, assinala: A AI Innovation Factory simboliza o início do próximo capítulo na nossa jornada para transformar o cenário empresarial em Portugal. As empresas terão acesso aos principais especialistas em dados e IA da Accenture, permitindo-lhes experimentar novas tecnologias e co-inovar para adotar a IA em larga escala. Estamos entusiasmados em capacitar as organizações portuguesas na sua jornada do interesse à ação e ao valor, de forma responsável e com casos de negócios claros.»
Tiago Minchin, country manager para Portugal na Avanade, acrescenta: «A abertura da AI Innovation Factory em Lisboa marca um passo significativo na nossa jornada para aproveitar todo o potencial da IA. Ao colaborar com a Microsoft, Accenture e a Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ecossistema que capacita as empresas a escalarem soluções de IA de forma responsável e eficaz. Esta iniciativa não só acelera a adoção da IA, mas também garante que os nossos clientes estejam equipados com as ferramentas e modelos de governança necessários para prosperar num mundo impulsionado pela IA.»
Finalmente, Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, afirma; «A criação da AI Innovation Factory, integrada no AIhub em Alvalade, representa um marco significativo no fortalecimento da nossa rede de inovação. Esta parceria estratégica com a Microsoft, focada em IA, não só reforça Lisboa como uma das cidades mais inovadoras, mas também destaca o enorme potencial dos distritos de inovação que estamos a criar. O AIhub faz parte desta estratégia de espaços dedicados a áreas de alto crescimento, impulsionando a economia e o ecossistema local, atraindo investimento, criando empregos e apoiando a expansão de startups e empresas de tecnologia.»
Ao longo dos últimos meses, as equipas responsáveis têm desenvolvido este projeto nas instalações da Microsoft no Parque das Nações, em Lisboa, bem como nas sedes dos restantes parceiros. Até ao momento, já foram entregues programas de capacitação em IA em sete sectores, com foco em diferentes departamentos e funções dentro das organizações.