Estudo da NTT DATA sobre GenAI

A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, revelou os primeiros resultados de uma extensa análise original, que mostram que o tempo de brincar com GenAI terminou. Os resultados indicam de forma esmagadora que os líderes estão a direcionar o foco das experiências para casos de uso de longo prazo que transformam a performance dos negócios, a cultura de trabalho, a conformidade regulamentar, a segurança e a sustentabilidade.

 O estudo «Global GenAI Report: How organizations are mastering their GenAI destiny in 2025», revela que quase todos os líderes inquiridos já investiram em GenAI, e 83% já criaram equipas especializadas ou robustas em GenAI. Os principais casos de aplicação da IA Generativa são em: recomendação de serviços personalizados e de gestão do conhecimento; controlo de qualidade; investigação e desenvolvimento (I&D).

«O futuro é claro. A IA Generativa é mais do que uma simples ferramenta – é uma força transformadora», afirma Yutaka Sasaki, presidente e chief executive officer (CEO) do NTT DATA Group. «À medida que ultrapassamos a fase de experimentação, a tensão emerge: avançar demasiado rápido pode trazer consequências imprevistas; avançar demasiado devagar pode fazer-nos ficar para trás. Dominar a IA Generativa não é opcional. Por isso, estamos a disponibilizar um plano para ajudar os nossos clientes a tirar partido do seu potencial para um sucesso duradouro.»

Dois terços dos inquiridos C-level afirmam que a IA Generativa vai provocar uma mudança de paradigma nos próximos dois anos, com potencial para melhorar significativamente fatores como produtividade e eficiência, sustentabilidade, conformidade regulamentar, processos empresariais, segurança e ainda experiência dos colaboradores

Estratégia e transformação

Está a começar um ciclo de consolidação e integração das tecnologias de IA Generativa, que combina abordagens experimentais, graduais e direcionadas. Os planos de investimento específicos irão substituir a experimentação fragmentada num período relativamente curto. Uma mudança de paradigma que também se reflete na opinião dos líderes empresariais. Vejamos: 97% dos CEOs antecipam um impacto significativo desta tecnologia; 70% dos inquiridos também consideram que esta mudança será rápida e terá um impacto substancial em 2025; 83% dos inquiridos declaram já ter uma estratégia de IA Generativa bem definida (no entanto, 51% das empresas ainda não alinharam estas estratégias com os seus planos de negócio, o que representa uma limitação no retorno do investimento e na satisfação com os resultados).

Inovação e tecnologia

Quase todos os inquiridos concordam que a IA Generativa pode estimular a criatividade e melhorar as atividades de I&D. Dada a rápida adoção e avanço da tecnologia de GenAI, as organizações terão de reavaliar e ajustar constantemente as suas estratégias e modelos operacionais. Principais conclusões: 90% referem que a infraestrutura herdada dificulta a aplicação eficaz da GenAI; 96% dos CIOs e CTOs (information/ technology) afirmaram que as soluções baseadas na cloud são o método mais prático para suportar aplicações de IA Generativa.

Pessoas e cultura

Dos inquiridos, 96% estão a avaliar como a IA Generativa pode simplificar de futuro os fluxos de trabalho e processos de suporte. No entanto, 67% relatam que os seus colaboradores não têm as competências necessárias para trabalhar com IA Generativa. Cerca de metade está a planear iniciativas de formação e educação para aumentar a adoção da IA Generativa.

Os principais obstáculos à adoção são os seguintes: utilizadores que atribuem um valor limitado a uma solução de IA Generativa; conhecimento limitado ou inexistente sobre a solução; resistência dos utilizadores à tecnologia; preocupações com a segurança e a proteção da IA Generativa.

Ética, segurança e sustentabilidade

À medida que a IA Generativa se integra na vida quotidiana, equilibrar responsabilidade e inovação será tanto um imperativo moral, quanto uma necessidade estratégica para líderes, organizações e para sociedade em geral. Os líderes reconhecem a responsabilidade de alcançar este equilíbrio. Mais precisamente: 81% confirmam que é muito importante que os líderes ajudem os colaboradores a equilibrar inovação e responsabilidade; 72% disseram que a sua organização não possui uma política de utilização de IA Generativa para colaboradores, incluindo orientações sobre a proteção de propriedade intelectual; 45% dos CISOs (information systems) expressaram preocupações em relação à tecnologia, assumindo que se sentem pressionados, ameaçados ou sobrecarregados; 82% afirmaram que as regulamentações governamentais sobre IA são pouco claras, o que dificulta as estratégias de IA Generativa, e a maioria dos inquiridos espera que os gastos com a conformidade regulamentar da GenAI aumentem.

Apesar dos significativos desafios, 68% dos inquiridos a nível global indicaram que se sentem entusiasmados e impressionados com o potencial transformador da IA Generativa.

«Este é um momento marcante da história mundial, porque a IA Generativa está a tornar-se uma força poderosa nesta nossa economia suportada por tecnologia», afirma Abhijit Dubey, CEO da NTT DATA, Inc. «Ao apoiar e impulsionar esta nova era, a NTT DATA tem uma profunda responsabilidade para com os clientes, as nossas pessoas e a sociedade, no sentido de garantir que tudo o que desenha, implementa, lança e gera é altamente resiliente, eficaz e responsável.»

Sobre o Relatório

A NTT DATA contratou a Jigsaw Research para realizar uma análise entre o final de setembro e o início de outubro de 2024. A equipa inquiriu líderes de organizações em 34 países de América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América Latina, Médio Oriente e África. Dos mais de 2.300 inquiridos, 98% têm autoridade direta ou influência sobre as decisões de aquisição de IA Generativa.

As indústrias representadas são: Banca e Investimento (11%); Seguros (9%); Indústria Transformadora (14%); Automóvel (8%); Logística, Viagens e Transporte (5%); Telecomunicações, Media e Tecnologia (9%); Saúde (9%); Ciências da Vida e Farmacêutica (9%); Retalho e Bens de Consumo Embalados (5%); Sector Público (8%); Energia e Serviços Públicos (7%); Ensino Superior e Investigação (6%).

Mais informações sobre os serviços de GenAI da NTT DATA e descarregar o relatório completo aqui.

Nota: imagem NTT DATA

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