A consultora de recursos humanos RHmais acaba de lançar o e-book «Recrutamento e Retenção de Talentos: Uma Estratégia para o Sucesso Organizacional», que disponibiliza de forma gratuita. Com este projeto, procura explorar as etapas fulcrais para atrair, integrar e manter os melhores talentos, assinalando que inicialmente é importante que as empresas tenham uma estratégia clara de employer branding, promovendo a sua marca enquanto entidade empregadora que se destaca no mercado, não só no que diz respeito aos seus valores e à cultura, mas também ao seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores.
Num documento da RHmais pode ler-se que a complexidade do mercado, aliada à rápida evolução tecnológica, exige que as organizações tirem partido desses avanços tecnológicos. Plataformas digitais e análises de mercado, potenciadas pela inteligência artificial (IA), desempenham um papel fundamental na compreensão e previsão de tendências de talentos, bem como na otimização do processo de recrutamento e personalização da experiência do colaborador.
No mesmo documento, Rita Correia, do Gabinete de Marketing e Comunicação da RHmais, refere: «Muito se falou sobre os riscos da IA para os profissionais de recursos humanos, mas há inúmeros benefícios: poupa tempo e recursos, torna a seleção mais imparcial, procura candidatos de forma autónoma e melhora a experiência dos mesmos. Tudo isto permite aumentar a eficiência e fomentar uma ligação mais profunda entre a organização e a sua força de trabalho, criando assim uma força de trabalho mais coesa e motivada.»
Adicionalmente, estudar o mercado de trabalho para conseguir implementar uma estratégia eficaz de gestão de talentos. Para além de haver a necessidade de se promover um ambiente que valorize a diversidade e a inclusão, este deverá ser flexível e proporcionar uma aprendizagem contínua e uma comunicação aberta.
A cultura organizacional apresenta uma forte relevância ao nível da atração e da retenção dos melhores talentos, sendo que as empresas que promovem um ambiente de trabalho positivo, em que se prioriza o respeito mútuo, a valorização e o bem-estar dos colaboradores, tendem a ter taxas de retenção mais altas. Uma forte cultura organizacional, que esteja alinhada com os valores e objetivos dos colaboradores, serve como um íman para atrair talentos excecionais e para retenção dos mesmos.
A transparência na comunicação figura como um elemento-chave no fortalecimento da relação organização-colaborador, sendo evidente que uma comunicação efetiva é o pilar de qualquer estratégia de retenção bem-sucedida.
Tudo isto é assinalado no documento da RHmais, onde se refere que o e-book incide também no processo após o recrutamento – o onboarding, primeiro passo para a retenção. Se este for eficaz e positivo, tende-se a estimular logo a produtividade do novo colaborador, sendo ainda uma oportunidade crucial para incutir a missão, valores e visão da empresa, procurando estabelecer, desde o início, uma forte ligação entre as duas partes.
Rita Correia ainda partilha: «O recrutamento e a retenção de talentos são partes indissociáveis de uma abordagem estratégica na gestão de recursos humanos. Uma estratégia sólida, que tenha por base a partilha livre de ideias e feedback construtivo e em que os colaboradores se sintam valorizados e parte integrante da organização, permitirá construir, a longo prazo, o sucesso organizacional.»
Uma vez implementadas as estratégias de retenção, é importante monitorizar e analisar regularmente os níveis de satisfação e compromisso dos colaboradores. Esta avaliação é feita através de ferramentas e métodos assentes na comunicação aberta e na integração de feedback, lê-se ainda no documento.
O download do e-book pode ser feito aqui.