Numa época especial com é a do Natal, que reforça os valores de solidariedade e entreajuda, o Lidl encoraja os seus clientes a focarem-se no essencial: a partilha. Destaca-se a forte estratégia de responsabilidade social corporativa, denominada «Mais Lidl», onde se inclui o apoio à comunidade.
Neste sentido, o Lidl Portugal vai doar 300.000 euros à Rede de Emergência Alimentar (ver aqui), a entidade que garante o acesso a alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade ou de pobreza extrema, visando combater a fome e a insegurança alimentar na comunidade, em articulação com os bancos alimentares.
Há 13 anos a colaborar com o Banco Alimentar Contra a Fome, o Lidl já entregou mais de 335,7 toneladas de artigos a esta instituição.
Ao apoio do retalhista junta-se ainda a solidariedade dos clientes, que são deste modo desafiados a partilhar a magia do Natal através da compra de vales de bens essenciais (atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas), disponíveis em todas as lojas Lidl de 28 de novembro até 24 de dezembro. Adicionalmente, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro os clientes podem também optar pela oferta de bens alimentares, entregues a voluntários do Banco Alimentar, que estarão presentes nas lojas Lidl para fazerem a recolha destas doações.
Cristina Hanganu, diretora de corporate affairs e corporate social responsbility do Lidl Portugal, refere: «No Lidl acreditamos que partilhar é mágico e, por isso, este ano, com a nossa campanha de Responsabilidade Social de Natal, convidamos todos os nossos clientes a celebrar a partilha, um gesto que torna esta época verdadeiramente especial, para juntos conseguirmos contribuir para ajudar para quem mais precisa.»
Por sua vez, Isabel Jonet presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, assinala: «Iniciativas como a do Lidl são de enaltecer pela mobilização da sociedade para uma causa que nos interpela e com a qual não nos podemos conformar. Para além do envolvimento dos clientes para a luta contra a fome e a pobreza, o Lidl dá um sinal de responsabilidade social exemplar ao atribuir uma verba muito significativa que vai efetivamente gerar impacto social. A nossa gratidão, que expressamos publicamente, vai para os clientes que contribuem nas lojas do Lidl, para a cadeia e também para todos os colaboradores que são agentes de cidadania ativa nesta iniciativa.»
Nos últimos 10 anos, contando com esta doação à Rede de Emergência Alimentar, como resultado das suas campanhas de Natal, o Lidl Portugal já contribuiu com um total de 4,8 milhões de euros para apoiar as comunidades locais.
O Lidl está há 29 anos em Portugal. Tem cerca de 9.000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de norte a sul do país e, para além da sede, quatro direções regionais e entrepostos: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).
O Grupo Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. Conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e tem cerca de 375.000 colaboradores, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e pela proximidade com os seus clientes.