A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal e a ANJE – Associação Nacional de Proteção e Congregação de Jovens Empresários de Angola assinaram um protocolo de cooperação, visando fortalecer os laços entre jovens empresários dos dois países e promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável.
Os objetivos do protocolo são os seguintes:
– Formação e capacitação empresarial: desenvolvimento de programas de formação focados em empreendedorismo, gestão de empresas, inovação e sustentabilidade.
– Promoção de iniciativas empreendedoras: fomento de iniciativas que incentivem o empreendedorismo entre jovens empresários portugueses e angolanos.
– Desenvolvimento de projetos conjuntos: colaboração em projetos de impacto socioeconómico nas áreas de inovação tecnológica, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
– Fortalecimento de redes de contacto: criação de redes de contacto entre jovens empresários da lusofonia, promovendo o intercâmbio de ideias e boas práticas.
– Internacionalização de negócios: apoio no processo de internacionalização de negócios e empresas portuguesas e angolanas.
– Internacionalização conjunta: capacitação dos jovens empresários para criar um eixo de internacionalização entre Angola e Portugal.
O protocolo prevê várias atividades e ações de cooperação como a realização de workshops, seminários e conferências; programas de mentoria com empresários e profissionais experientes; promoção de feiras e eventos de negócios; criação de programas de intercâmbio entre Angola e Portugal. Terá a duração de dois anos, podendo ser renovado por igual período, e permite a disponibilização de recursos e rede de contactos em Portugal e Angola, porque ambas as partes ficam comprometidas no apoio técnico e logístico para a execução de projetos.
Carlos Carvalho, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, assinala: «Temos de trabalhar em todas as frentes para conseguir impulsionar a presença das empresas portuguesas e angolanas nos mercados globais e aumentar a competitividade. As distâncias hoje são cada vez mais reduzidas e o contexto internacional tem muitas oportunidades para as quais devemos olhar.»
O protocolo foi assinado no âmbito da Feira do Empreendedor, que se realizou recentemente em Matosinhos. O evento, que já vai na edição 25, voltou ainda a mobilizar dezenas de alunos universitários e várias empresas. No caso do ChallANJE – iniciativa integrada no programa da Feira do Empreendedor –, estiveram reunidos mais de 300 alunos de diversas instituições de ensino superior, que enfrentaram desafios reais propostos por grandes empresas portuguesas como Aveleda, Nordigal, Fruut, Bosch, Centro Porsche Porto, Full Belly, RFM, Super Bock Group, Sango e Sonae – Clube de Produtores Continente. As instituições de ensino superior participantes incluíram o IPAM, Universidade do Minho, ISAG, Universidade do Porto, Universidade Católica Porto, Universidade Lusíada, Universidade Portucalense e ISCAP. Recorde-se que esta experiência proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em situações práticas e de interagir diretamente com o mercado de trabalho.
Destaque ainda para um Meeting Tech, onde esteve presente uma delegação de empresários de Santa Catarina, Brasil. A união de empresários brasileiros e portugueses mostrou-se fundamental para explorar novas dinâmicas de internacionalização, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo laços comerciais e abrindo portas para oportunidades de crescimento mútuo nos mercados globais.