A CUPRA vai ser copatrocinadora oficial do Prémio Joan Miró. Este prémio, um dos mais prestigiados no mundo da arte internacional, celebra e promove o trabalho de artistas contemporâneos emergentes. Através desta colaboração, a CUPRA dá mais um passo na sua missão de inspirar o mundo a partir de Barcelona e amplificar as vozes das novas gerações.
Texto: Redação «human» Imagem: DR
A CUPRA e a Fundació Joan Miró uniram forças numa colaboração que reforça o compromisso da marca em promover a cultura e dar voz a uma nova geração de artistas. Assinada na icónica instituição cultural de Barcelona, esta parceria formaliza uma visão partilhada de promover a arte contemporânea e continuar a inspirar o mundo a partir da cidade. Como parte desta aliança, a CUPRA torna-se copatrocinadora oficial do prestigiado Prémio Joan Miró, um prémio de renome internacional que celebra o talento e o trabalho de artistas contemporâneos emergentes.
Na ocasião, Wayne Griffiths, chief executive officer (CEO) da CUPRA, referiu: «Queremos ser uma força motriz de transformação para as novas gerações de jovens e ajudá-los a inspirar e transformar a sociedade de amanhã. Com esta colaboração, estamos a dar mais um passo nesta direção, ao impulsionar o talento de artistas emergentes e, além disso, desenvolver projetos educativos em escolas e organizações para aproximar a arte dos jovens.»
Por sua vez, Sara Puig, presidente da Fundació Joan Miró, afirmou: «Este acordo representa um marco significativo para a Fundació Joan Miró, permitindo-nos reforçar os valores que Joan Miró nos transmitiu: inovação, desenvolvimento e a promoção da arte contemporânea para as novas gerações de artistas. A aliança entre a CUPRA e a Fundació Joan Miró criará oportunidades para elevar o trabalho e as carreiras dos criadores, capacitando-os a inspirar e transformar a sociedade.»
O diretor da fundação, Marko Daniel, destacou o Prémio Joan Miró como «um galardão internacional que, desde 2007, tem reconhecido artistas de todas as idades, géneros e identidades culturais, impulsionando as suas carreiras através de um prestigiado júri internacional». Referiu ainda que «a colaboração entre a CUPRA e a Fundació Joan Miró funciona como um catalisador para o crescimento e o impacto social da arte contemporânea na sociedade.»
Um galardão de enorme prestígio
Fundada em 1975 para preservar o legado do artista, promover a investigação sobre a sua obra e elevar a arte contemporânea, a Fundació Joan Miró é um marco cultural europeu profundamente enraizado em Barcelona. A partir desta ligação partilhada à cidade, a CUPRA e a Fundació Joan Miró uniram-se para promover talento emergente no panorama artístico internacional. Como parte desta colaboração, e em linha com os seus valores comuns, a CUPRA e a Fundació Joan Miró irão também explorar iniciativas criativas conjuntas que reflitam o seu compromisso com a arte contemporânea e a inovação.
A parceria entre a CUPRA e a Fundació Joan Miró designa ainda a CUPRA como copatrocinadora oficial do Prémio Joan Miró, um dos mais prestigiados galardões no mundo da arte internacional. Este prémio tem como objetivo promover a investigação, a inovação, o compromisso e a liberdade na criação artística contemporânea – valores profundamente partilhados por ambas as entidades. Atribuído a cada dois anos desde 2007, o prémio tornou-se uma plataforma global para artistas contemporâneos. O reconhecimento inclui uma exposição monográfica na Fundació Joan Miró, a publicação de um catálogo sobre a obra do artista premiado e uma bolsa financeira.
Para além de celebrar a excelência artística, o Prémio Joan Miró promove um impacto social significativo através de iniciativas educativas em escolas locais e projetos comunitários, aproximando a arte contemporânea das gerações mais jovens e incentivando a criatividade como ferramenta de aprendizagem. Enquanto copatrocinadora oficial, a CUPRA não só apoia a continuidade deste prestigiado galardão, como também reforça a visibilidade global de artistas emergentes. A CUPRA terá ainda um papel no júri que selecionará o próximo vencedor, que se juntará ao grupo de premiados anteriores como Tuan Andrew Nguyen, Nalini Malani e Kader Attia.
Compromisso com a cultura
A CUPRA é mais do que uma marca automóvel – ultrapassa fronteiras através de parcerias com embaixadores e instituições que moldam a cultura, tanto no mundo real como no virtual. Esta aliança reforça ainda mais o compromisso da empresa para além da indústria automóvel, complementando colaborações como a parceria com TVBoy no mundo da arte, o Primavera Sound na música e a iniciativa cinematográfica The Dream Makers com J. A. Bayona, a ESCAC e o Festival de Cinema de Sitges, para apoiar jovens talentos criativos no cinema, entre outras iniciativas.