A IKEA juntou o seu know-how à visão de Catarina Oliveira, autora do projeto Espécie Rara Sobre Rodas. O resultado é um exemplo de como mudar as soluções de mobiliário e decoração de um espaço podem mudar a qualidade de vida.
Com o objetivo de se tornar cada vez mais inclusiva, a marca desenvolveu soluções de decoração adaptadas às necessidades ergonómicas de pessoas com mobilidade condicionada. No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro, trabalhou com Catarina Oliveira para criar soluções acessíveis que respondam aos desafios e às necessidades diárias daquelas pessoas.
Paula Figueiredo, home furnishing direction leader da IKEA Portugal, assinalou: «Na IKEA, trabalhamos diariamente para que a maioria das pessoas possa ter uma vida melhor em casa. Todas as nossas soluções, e os ambientes em que se inserem, são desenvolvidas a pensar em pessoas, famílias e perfis que criamos, e a quem tentamos dar resposta. Desta vez, inspirámo-nos em pessoas reais, para desenvolver soluções de acordo com as suas necessidades específicas de mobilidade. Um espaço adaptado, seja a que tipo de mobilidade for, não tem de comprometer a estética pela funcionalidade. Pode ser um quarto bonito, inspirador e atrativo. E foi isso que o nosso Serviço de Design de Interiores quis provar.»
Por sua vez, Catarina Oliveira explicou: «Digo muitas vezes que a deficiência é algo que é vivido de forma individual e que, por isso, tem de ser encarado de uma forma plural. Cada pessoa (com ou sem mobilidade condicionada) tem as suas necessidades únicas e os seus gostos específicos, e por isso fico muito feliz por me juntar à IKEA para mostrar que a nossa casa pode ser funcional e, ao mesmo tempo, refletir a nossa personalidade.»
Soluções funcionais para diferentes faixas etárias
Numa população cada vez mais envelhecida, a mobilidade e a acessibilidade vão muito além das pessoas com deficiência, sendo essencial o desenvolvimento de soluções e serviços que minimizem desafios e assegurem conforto, segurança e autonomia no dia-a-dia. Tendo isto em conta, com foco na democratização do acesso a uma casa funcional e acolhedora, a IKEA contou com a colaboração da D. Graciete, de 72 anos, que frequenta a universidade sénior e tem o hábito de praticar exercício físico.
As soluções IKEA cocriadas com a D. Graciete e Catarina Oliveira estão a ser implementadas nos seus quartos e podem ser encontradas nas lojas IKEA de Alfragide, Braga, Loures e Matosinhos, e em IKEA.pt, com o objetivo de inspirar pessoas com mobilidade e necessidades semelhantes.
Medidas inclusivas transversais ao negócio da IKEA Portugal
De forma a tornar os seus serviços cada vez mais convenientes, a IKEA Portugal foi a primeira do Grupo Ingka a lançar o serviço de planificação de cozinhas com intérprete de língua gestual portuguesa. Em breve, a empresa pretende estender este serviço às restantes áreas da casa e ainda incluir o serviço de design de interiores.
Também nas lojas IKEA Alfragide, Loulé e Loures é oferecido um serviço de acessibilidade personalizado para clientes com limitações físicas e/ ou sensoriais.
Paralelamente, a IKEA Portugal mantém os seus esforços para diversificar as suas equipas, com a ambição de superar a quota já atingida de 2% de inclusão de pessoas com deficiência. Nesse sentido, tem ainda disponível uma vaga inclusiva em Recrutamento de Pessoas com Deficiência (ver aqui).
A IKEA Portugal
A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no nosso país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide. Tem atualmente cinco lojas – Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga –, uma plataforma de venda on-line, 14 estúdios de planificação e encomenda – Almada, Aveiro, Cascais, Coimbra, Évora, Funchal, Lagos, Leiria, Lisboa, Seixal, Setúbal, Sintra, Vila Nova de Gaia e Viseu – e pontos de recolha de encomendas em todo o país. Emprega cerca de 3.000 colaboradores e recebe cerca de 13,8 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e cerca de 50 milhões on-line (website e app). A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, com aposta no design, na sustentabilidade e na funcionalidade, sempre a preços acessíveis.