Os Gen-Z tendem a valorizar a transparência e a comunicação direta. Esperam um ambiente de trabalho aberto, onde possam expressar as suas opiniões sem medo de retaliação e onde as expectativas sejam claras.
Texto: Rute Belo Imagem: Freepik
A Geração Z, que compreende quem nasceu entre 1997 e 2012, está a entrar no mercado de trabalho e a trazer novas expectativas, comportamentos e valores que têm transformado as dinâmicas organizacionais. Em breve, esta geração será um terço da força de trabalho em todo o mundo e por essa razão faz todo o sentido olhar para os desafios e as oportunidades que estes talentos trazem ao dia-a-dia das organizações.
A Geração Z é a primeira a crescer num ambiente totalmente digital, com acesso desde tenra idade a smartphones, redes sociais e plataformas on-line. A sua familiaridade com a tecnologia exige que as empresas invistam em ambientes de trabalho digitais e plataformas de comunicação eficazes para mantê-los motivados. Continua, em todo o caso, a ser necessário prepará-los para um ambiente de trabalho em que a comunicação interpessoal, a gestão da inteligência emocional, a gestão de tempo e a resolução de problemas complexos serão competências fundamentais para que sejam bem-sucedidos, independentemente da sua enorme capacidade digital.
Ao contrário das gerações anteriores, que priorizavam estabilidade financeira e crescimento hierárquico, a Geração Z procura empresas que partilhem os seus valores, especialmente em questões sociais e ambientais, como sustentabilidade, diversidade e inclusão. Para atrair esses jovens profissionais, as empresas precisam de adotar e comunicar claramente políticas ambientais e sociais.
A Geração Z também valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. Muitos preferem trabalhar remotamente ou em horários flexíveis, valorizando a autonomia em detrimento de uma estrutura rígida tradicional. Além disso, a capacidade de gerir o próprio tempo e o foco em resultados é essencial para mantê-los motivados.
Os Gen-Z tendem a valorizar a transparência e a comunicação direta. Esperam um ambiente de trabalho aberto, onde possam expressar as suas opiniões sem medo de retaliação e onde as expectativas sejam claras, o que muitas vezes se afigura como um desafio para empresas com culturas mais hierárquicas e formais.
Muitas organizações ainda têm modelos tradicionais que não respondem às exigências de flexibilidade da Geração Z. A transição para modelos híbridos, o uso de tecnologias para colaboração remota e a criação de ambientes dinâmicos são fundamentais para atrair e reter este talento.
Os jovens que entram agora no mercado de trabalho também se caracterizam pela sua exigência. Além de procurarem empresas com valores alinhados com os seus, esperam uma experiência de recrutamento ágil, simples e digitalizada. Nesse sentido, as empresas que possam fazê-lo, devem investir em processos de recrutamento eficientes, usar plataformas digitais e mostrar claramente como a cultura organizacional se liga com os ideais desta geração.
Estes jovens são também conhecidos pela sua lealdade condicional. Podem trocar de emprego facilmente se sentirem que as suas necessidades não estão a ser tidas em conta. Para retê-los, as empresas devem investir em desenvolvimento profissional, feedback constante e oportunidades de crescimento, e criar um ambiente que promova a inclusão e o bem-estar.
Com uma forte ênfase em inclusão, diversidade e equidade, a Geração Z espera que as organizações criem espaços seguros para todas as identidades. Para mantê-los, as empresas devem adotar políticas de diversidade autênticas e garantir que as ações sejam consistentes com as palavras.
Apesar dos desafios, a Geração Z oferece oportunidades para as empresas que souberem como atrair e reter esse talento. O seu dinamismo, a criatividade e as competências digitais podem impulsionar a inovação e a transformação digital nas organizações. Se forem capazes de vencer a resistência à mudança, ao adotar políticas mais flexíveis, inclusivas e transparentes, as empresas podem não só aumentar a satisfação da Geração Z mas também fortalecer sua posição no mercado, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e moderno.
Empresas que se adaptarem a essas novas realidades estarão mais preparadas para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante evolução. As que não fizerem este esforço terão muita dificuldade em manter-se na liderança ou em posições de destaque, independentemente do sector em que atuem ou da área de negócio.

Rute Belo, National Senior Manager de Recrutamento e Seleção Especializado na Multipessoal
Multipessoal
A Multipessoal é uma empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência no sector dos recursos humanos. Atua nas áreas de trabalho temporário, outsourcing, facility services, recrutamento e seleção especializado, consultoria digital e recruitment marketing. A sua atividade está diretamente relacionada com a sua visão: ser a primeira escolha no mundo do trabalho, disponibilizando mais do que oportunidades de emprego, o suporte necessário em todo o processo garantindo profissionais adaptados às necessidades dos seus clientes. Isto porque acredita que todos os trabalhos são importantes e procura estabelecer uma relação única com colaboradores, clientes, candidatos e parceiros.