A transformação elétrica na SEAT continua a ritmo elevado. Refletindo sobre o ano que passou, a marca assinala que enfrentamos muitas mudanças na viagem rumo ao futuro elétrico.
Texto: Redação «human» Imagem: DR
O vice-presidente de produção e logística da SEAT, Markus Haupt, começa por assinalar que «2024 foi o ano de consolidação da transformação, avançando para uma produção inteligente e conectada, com processos mais ágeis e otimizados, para produzir carros urbanos elétricos e transformar a SEAT num centro de mobilidade elétrica na Europa».
A acompanhar estas declarações do responsável, a marca automóvel recorda o seu percurso de eletrificação enquanto se prepara para um ano de 2025 ainda mais eletrificado.
Fábrica de montagem de baterias
Com um investimento de 300 milhões de euros e 64.000 metros quadrados, a construção da futura Oficina 20 avançou de forma imparável em apenas um ano. A fábrica terá capacidade para fabricar 1200 baterias por dia, uma a cada 40 segundos, para montagem nos carros urbanos elétricos do Grupo Volkswagen produzidos em Martorell, a fim de otimizar os processos logísticos e reduzir a pegada de carbono.
Prensa PXL
A eletrificação também levou à modernização das instalações da prensa, com o grande contributo da nova prensa PXL, já em funcionamento. Este sistema de seis prensas é mais potente e eficiente, com 81.000 kN de força e uma taxa de produção de até quatro milhões de peças por ano, equipando a mais recente tecnologia conectada. Será utilizada para fabricar as peças da carroçaria do CUPRA Raval e de outros veículos elétricos urbanos do Grupo.
Forno KTL
O novo forno KTL em Martorell é o primeiro forno de secagem de tinta transversal totalmente elétrico do Grupo Volkswagen. Baseada na tecnologia mais avançada, esta ferramenta otimizada é 42% mais eficiente do que um forno convencional, minimizando a perda de calor e poupando 2.500 toneladas de emissões de CO2 por ano.
Transformação da linha de montagem
Este ano, a produção do SEAT Ibiza e do SEAT Arona também foi transferida para a linha 3, a fim de preparar e adaptar a linha de produção 1 para a chegada do veículo urbano elétrico, juntamente com os primeiros veículos de pré-série.
Hub eletrónico P-Bootcamp
Esta iniciativa visa assegurar a afinação da eletrónica do carro urbano elétrico, utilizando ferramentas como o P-Golden Car, um protótipo que simula o comportamento do software e permite configurar e analisar toda a programação do veículo antes de este chegar à linha de montagem.
Mais de 170.000 horas de formação
A preparação dos colaboradores da empresa na transição para a eletrificação continuou a desempenhar um papel fundamental em 2024, com mais de 170.000 horas de formação a todos os níveis para garantir a adaptação contínua e exigente das equipas para alcançar o sucesso na produção do novo veículo urbano elétrico.
—
A SEAT é uma das marcas internacionais mais icónicas e reconhecidas de Espanha. Fundada há mais de 70 anos, tem visto os seus automóveis fazerem parte da vida das pessoas ao longo de gerações. Com designs apelativos criados em Barcelona, a SEAT é a porta de entrada para novos clientes do Grupo Volkswagen.
A marca oferece atualmente modelos que vão desde as motorizações tradicionais de combustão mais eficientes até híbridos ligeiros e plug-in: o SEAT Ibiza, o carro jovem da marca; o SEAT Arona, um SUV urbano versátil; o SEAT Leon e o Leon Sportstourer, os carros compactos espaçosos e desportivos; o SEAT Ateca, o SUV com design moderno e marcante; e o SEAT Tarraco, o maior SUV da marca.
A SEAT é distribuída em Portugal pela SIVA|PHS, que no país também distribui as marcas Audi, Škoda, , Bentley, Lamborghini, Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais e CUPRA. Desde 2019, a SIVA|PHS integra o universo da Porsche Holding Salzburg, a maior empresa europeia de distribuição automóvel, subsidiária a 100% do Grupo Volkswagen.