NTT DATA

Uma empresa onde as pessoas podem evoluir e crescer

Texto: Redação «human» Fotos: DR

A sede da NTT DATA em Portugal fica em Lisboa, mas a atuação estende-se a outras nove localidades, onde tem hubs de conhecimento especializado em tecnologias ou sectores específicos, nomeadamente Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Guimarães, Óbidos, Porto e Viseu. Estes hubs estão integrados nas várias unidades de negócio e desenvolvem projetos diferenciais para clientes nacionais e estrangeiros.

Pedro Fonseca, diretor da NTT DATA Portugal, começa por assinalar que dão «uma grande prioridade à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, assim como ao seu desenvolvimento e à realização pessoal, promovendo valores como a diversidade e a inclusão». No que toca à saúde e ao bem-estar, há um programa de wellbeing composto por uma grande variedade de atividades, que tanto podem ser realizadas on-line como de forma presencial. Para reforçar este compromisso, diz o responsável, «foi inaugurado há poucos meses um espaço de wellbeing nos locais de trabalho de Lisboa, onde os colaboradores podem fazer atividades de grupo, como sessões de osteopatia, massagens, consultas de medicina de trabalho e outras, ou simplesmente usar o espaço para treinos pessoais».

No domínio do desenvolvimento e da realização pessoal, Pedro Fonseca destaca «a implementação de um ecossistema de acompanhamento próximo e personalizado através do qual se promove a evolução profissional dos colaboradores». Por fim, e a respeito da promoção da diversidade e da inclusão, «a NTT DATA mantém-se muito ativa na defesa de uma cultura de tolerância e de valorização da diferença, o que se reflete tanto no recrutamento como na disponibilização de oportunidades e condições iguais para todos», assinala, referindo ainda: «Somos uma empresa empenhada em construir um lugar onde a diversidade e a diferença não só são aceites como celebradas. Valorizamos a singularidade das pessoas e acreditamos que a conjugação de múltiplos pontos de vista acrescenta mais valor à sociedade.»

Com uma tradição de «colocar as pessoas, o seu bem-estar e o seu desenvolvimento no centro da atividade que desenvolve», a NTT DATA considera que «é nas pessoas e no coletivo das equipas que reside o conhecimento e a capacidade que lhe é reconhecida para inovar e transformar o negócio dos clientes», refere o responsável. Daí que tenham vindo a reforçar as práticas de gestão de capital humano, «no sentido de garantir que se adequam às necessidades e aspirações dos colaboradores a cada momento e tendo em conta as suas diferenças». Mais: «Acreditamos que colaboradores felizes são mais produtivos e mais orientados para o crescimento e o sucesso, o que, por sua vez, melhora a satisfação dos clientes e favorece o estabelecimento de relações sólidas e duradouras. O nosso estatuto como parceiro de inovação e transformação digital é reconhecido nacional e internacionalmente, porque as nossas pessoas demonstram diariamente as suas capacidades e os seus conhecimentos em todas as áreas em que atuamos. E é também por colocarmos as pessoas no centro que procuramos desenvolver soluções que contribuam para um futuro sustentável e próspero para a sociedade como um todo», explica Pedro Fonseca.

Propostas de valor

Como consultora global de negócio e tecnologia, a NTT DATA permite às suas pessoas desenvolver carreira em múltiplas áreas de atividade – banca, seguros, energia e utilities, sector público, saúde, tecido industrial e telecomunicações – e em várias áreas tecnológicas – inteligência artificial, cloud, data and analytics, cibersegurança, etc –, e tem ainda uma agência criativa, a Tangity, que colabora em estreita parceria com todos estas áreas. «Somos, portanto, uma empresa composta por diferentes perfis e na qual as pessoas podem encontrar as condições para evoluir e crescer à medida das suas capacidades e ambições», constata Pedro Fonseca, explicando: «Para isso, promovemos um ambiente de trabalho inclusivo e respeitador, que valoriza a diversidade e a igualdade de género e de oportunidades. Tudo no contexto de um modelo de trabalho híbrido, dinâmico e flexível, que favorece o equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional e que é complementado pelo programa de wellbeing referido e muitos outros benefícios. Creio que a melhor forma de sumarizar a nossa proposta de valor é lembrar que a NTT DATA é uma Top Employer.»

Já para os clientes, e em termos de proposta de valor, a NTT DATA apresenta-se como «uma empresa que transforma os clientes para o sucesso», diz o responsável, ou seja, «ajuda esses mesmos clientes a terem uma melhor oferta de produtos e serviços para os seus mercados». Apresenta-se também como uma empresa que «valoriza relações íntegras e inclusivas, respeitadoras da diferença e que estão assentes na colaboração e na confiança, e isso é algo que se estende também ao relacionamento com os clientes, com os quais procura manter ligações de longo prazo, muito orientadas para a inovação e a reinvenção dos seus negócios».

Pedro Fonseca refere ainda que a NTT DATA é uma empresa com «uma visão focada na excelência em inovação, o que significa que está sempre a pensar no futuro, a resolver problemas e a apoiar os clientes a transformarem os seus negócios e a prepararem-se para os desafios que um mundo em constante evolução coloca». Este «forte sentido de missão, conjugado com o conhecimento específico das equipas», diz, permite à empresa «contribuir para o sucesso dos clientes».

»» CAIXA Talento, conhecimento sectorial e tecnologias de vanguarda

A tecnologia é uma parte muito importante do negócio da NTT DATA, reconhece Pedro Fonseca, para logo assinalar. «É no entanto apenas uma parte da fórmula que usamos para reinventar e transformar o negócio dos clientes, e que passa por conjugar talento, conhecimento sectorial e tecnologias de vanguarda, para superar os desafios que nos são colocados. Vemos a tecnologia como um facilitador de inovação e modernização, mas a nossa prioridade está nas pessoas e no impacto positivo que geramos na sociedade.»

O responsável, referindo-se ainda à tecnologia, reconhece que «a escassez de talento na área das TI [tecnologias de informação] é transversal a todo o sector, não só em Portugal como em todo o mundo, e a tendência é que ele se torne mais escasso à medida que a tecnologia evolui e exige conhecimentos cada vez mais especializados». Apesar desta circunstância, diz, «a NTT DATA tem conseguido contratar pessoas altamente talentosas e dar-lhes a oportunidade de evoluir e crescer na companhia, o que fica bem evidente no crescimento orgânico alcançado – cerca de 1.700 pessoas a colaborar em projetos, em Portugal –, com uma taxa de rotação inferior à média do mercado».

Scroll to Top