Um líder que é autêntico tem claras as suas motivações para liderar (por exemplo, servir os outros) e entende as suas forças e fraquezas.
Texto: Artur Félix Imagem: Freepik/ rawpixel.com
Enquanto consultores no domínio do desenvolvimento organizacional, somos procurados para apoiar organizações das mais diversas naturezas e dimensões em processos de transformação para reforçarem a sua competitividade e a atratividade num mundo em constante e acelerada mudança.
Independentemente do tipo de organização e de intervenção, há uma questão que invariavelmente nos é colocada pelos gestores com quem trabalhamos: «Como posso motivar as minhas pessoas?»
A nossa resposta passa por colocar uma outra questão: «O que é necessário para que as pessoas o(a) queiram seguir?»
Se os liderados não estão disponíveis para seguir o líder, como é que este os pode motivar?
Para alguém que lidera pessoas, o primeiro passo para ser bem-sucedido é ter o foco nas suas pessoas e não em si próprio. É pensar «nós», pensar «equipa» e não pensar «eu».
Sendo esta uma condição necessária, não é suficiente para motivar pessoas. Para tal é necessário mais um ingrediente na relação entre líder e liderados. Esse ingrediente é ser autêntico.
Um líder que é autêntico tem claras as suas motivações para liderar (por exemplo, servir os outros) e entende as suas forças e fraquezas.
É alguém que é íntegro, em que os outros confiam e que atua de forma coerente com o seu discurso. Preocupa-se genuinamente com as suas pessoas, é empático e procura atribuir significado ao trabalho de cada uma delas de modo a promover elevados níveis de comprometimento.
É acessível e desenvolve relacionamentos duradouros.
Atua de uma forma consistente, o que é essencial para conquistar o respeito dos liderados.
Estes são os líderes que são respeitados pelos seus liderados, que por sua vez estão disponíveis para os seguir.
O líder autêntico e com foco nos outros, para conseguir motivar precisa de investir tempo para conhecer cada uma das suas pessoas, as suas aspirações e motivações.
Estar atento em cada momento às necessidades de cada membro da sua equipa, de modo a dar as orientações e/ ou incentivo necessários.
Promover o seu desenvolvimento dando feedback regular e atempado – dar reforço positivo, incentivando a repetir comportamentos ajustados, ou de redireccionamento, caso o desempenho não esteja a corresponder ao desejado.
Por último, mas não menos importante, promover o sentido de pertença criando um círculo de segurança em torno da equipa onde todos sintam existir elevada confiança, respeito mútuo e orgulho por fazer parte da equipa.
Sabendo que liderança é um processo de influência e entendendo motivação como o motivo que leva à ação, um líder não consegue motivar ninguém por decreto, mas pode criar as condições para que as suas pessoas se motivem.
A experiência tem demonstrado que os líderes autênticos e com foco nos outros são aqueles que são melhor sucedidos na promoção e na manutenção de elevados níveis de motivação e compromisso nas suas pessoas e equipas.

Artur Félix, Partner da Blink Consulting
Blink Consulting
Empresa de consultoria especializada no trabalho com pessoas dentro das organizações, a Blink Consulting assume-se como agente catalisador e facilitador de processos de mudança/ desenvolvimento das organizações e dos seus recursos humanos. Atua de forma sistémica, valorizando o conhecimento do negócio dos clientes, integrando nas intervenções os seus objetivos estratégicos e organizacionais.