Apostar na inteligência artificial

Texto: Hugo Leitão Imagem: Moodle

Na B-Training Consulting continuamos a fazer uma grande aposta na IA, pelo que já nos encontramos a implementar a Moodle 4.5, que contempla múltiplas funcionalidades de IA e mais de 250 novos recursos e melhorias.

A Moodle 4.5, com uma abordagem centrada nos utilizadores, promete transformar a experiência de aprendizagem permitindo aos utilizadores decidir quando e como pretendem utilizar os subsistemas dos diversos provedores de IA (OpenAI, Ollama, LiteLLM e LocalAI), sendo adicionados novos provedores em cada atualização posterior.

Um dos principais objetivos da versão 4.5 consiste em maximizar a segurança, a eficiência e a acessibilidade daquela que é a plataforma de e-learning mais utilizada a nível internacional, a Moodle.

Quem já utiliza a Moodle e ferramentas de IA de outros programas poderá questionar-se sobre quais as vantagens da Moodle 4.5. Uma das principais consiste no facto de as ferramentas de IA passarem a estar integradas num único sistema Moodle, o que garante centralização, flexibilidade e escalabilidade a longo prazo para as organizações. Além disso, as ferramentas de IA tornam-se mais fáceis de utilizar, aumentando a confiança na adoção destes sistemas entre os utilizadores das plataformas, garantindo que os dados permanecem seguros.

Na prática, de que forma a IA será útil no dia-a-dia? A criação de conteúdos está mais simplificada, a Moodle 4.5 já permite gerar texto e imagens no editor Moodle, economizando tempo e facilitando o processo criativo. A conceção de cursos através das ferramentas de IA permite que sejam mais inclusivos e acessíveis, uma vez que são automaticamente cumpridos diversos requisitos a esse nível.

Os formandos, se devidamente autorizados pelo formador, poderão também utilizar as ferramentas de IA integradas na Moodle para resumir textos, assim como criar conteúdo que fica devidamente assinalado como tendo sido gerado através das ferramentas de IA. Uma das revoluções da IA na Moodle consiste na síntese que o sistema consegue fazer dos conteúdos que são apresentados, salientando os pontos principais para uma melhor compreensão dos mesmos.

Além das novidades Moodle em termos da IA, também foram desenvolvidas novas funcionalidades e melhorias ao sistema, entre as quais:

– a criação de subsecções para que o conteúdo dos cursos fique mais organizado, facilitando a navegação;

– automatismos ao nível do feedback às atividades e respetivas tentativas, assim como um novo layout e filtros mais aprimorados;

– o sistema de medalhas foi simplificado em termos de importação, exportação e cópia, permitindo a partilha entre cursos e outras plataformas;

– a inserção de elementos multimédia, assim como a captura de imagens e a gravação de vídeos do ecrã diretamente nos conteúdos dos cursos, está mais facilitada, permitindo a criação, por exemplo, de tutoriais passo a passo de forma mais ágil;

– os alertas automáticos Moodle foram melhorados e existem mais opções de notificação para os formandos (desde as notificações sobre os testes que se aproximam ou as atividades que estão por entregar ou realizar, existem diversas possibilidades de notificar automaticamente os formandos).

De uma forma genérica, estas são algumas das novidades Moodle que a B-Training Consulting já se encontra a implementar. As novas funcionalidades, entre as quais a aposta na IA, quando combinadas com as customizações e parametrizações à medida que implementamos nos nossos clientes, permitem que estes disponham de um sistema inovador e diferenciador para a formação a distância, tanto a nível interno como externo nas organizações. A complementaridade de serviços, entre os quais o facto de implementarmos as boas práticas internacionais e os princípios da Certificação DGERT em todas as plataformas Moodle, são uma garantia para todos os nossos clientes que continuam a apostar na inovação dos seus sistemas e numa formação e-learning de qualidade.



Hugo Leitão
, Manager da B-Training Consulting


B-Training Consulting

A B-Training Consulting é um projeto que resulta da forte experiência dos seus fundadores nas áreas de formação de adultos e gestão estratégica. Baseada em Lisboa, é uma marca registada da empresa Gesperitus – Consultoria de Gestão e Formação Lda, fundada em 2005.

Scroll to Top

Powered by wpmegacache.com