Acreditamos que uma empresa forte é feita de pessoas fortes, por isso continuamos a investir em programas como o Grow’IN Together, formação de liderança, que já capacitou 700 líderes, e o Intelcia Journey, que acompanha a experiência dos colaboradores desde o primeiro contacto com a empresa.
Texto: Carla Marques Imagem: Freepik/ pch.vector
Ao fazer um balanço de 2024, resumo-o como um ano de afirmação, em que consolidámos a nossa posição no mercado de customer experience e BPO (business process outsourcing), reforçámos o compromisso com a excelência, com foco na inovação, no crescimento sustentável e, acima de tudo, nas pessoas.
A inovação tecnológica tem sido um dos nossos alicerces. Em 2024, intensificámos a integração de inteligência artificial (IA) e automação nos processos, através da unidade E-voluciona. Reforçámos recentemente a equipa, com a integração de um novo IT & Innovation Director, que com a sua vasta experiência no sector das tecnologias e de customer service será um elemento estratégico para o reforço do posicionamento da Intelcia na sua aposta na inovação e na transformação digital.
Acredito que a tecnologia deve ser uma aliada das competências humanas, automatizando as tarefas menos complexas e mantendo o contacto humano onde efetivamente faz a diferença. Um atendimento empático é fundamental para reforçar a confiança dos clientes e estabelecer conexões duradouras. Mais do que resolver problemas, procuramos criar experiências que gerem valor e construam relações. Demos um passo estratégico importante com o lançamento das operações da Intelcia no Brasil. A entrada neste mercado dinâmico reforça a nossa posição e sublinha o compromisso em expandir para regiões de alto potencial. Com esta nova operação, pretendemos não só atender clientes locais, mas também criar oportunidades de emprego e replicar a nossa filosofia de gestão de pessoas, baseada em valores como inclusão, inovação e excelência no atendimento. O Brasil é um marco na nossa trajetória de crescimento global, e será um motor dos próximos capítulos da nossa história.
Este crescimento é fundamental para a construção de uma cultura forte, que valorize cada colaborador e promova o seu desenvolvimento dentro da empresa. Com 7.000 colaboradores em Portugal, continuamos a crescer e os novos projetos que arrancam no início de 2025 refletem o nosso compromisso com sectores estratégicos como energia e e-commerce.
Na Intelcia, acreditamos que uma empresa forte é feita de pessoas fortes, por isso continuamos a investir em programas como o Grow’IN Together, formação de liderança, que já capacitou 700 líderes, e o Intelcia Journey, que acompanha a experiência dos colaboradores desde o primeiro contacto com a empresa. Estes projetos aumentam o engajamento e reforçam o compromisso com os nossos valores «We Dream, We Care, We Do».
Sabemos que a retenção de talentos é um dos maiores desafios do nosso sector, mas também uma das nossas maiores prioridades. A Intelcia destaca-se por oferecer um percurso de crescimento interno: muitos dos nossos líderes começaram em posições de atendimento e cresceram na empresa. Este modelo promove o desenvolvimento individual e garante uma liderança alinhada com a nossa cultura. Com colaboradores de 41 nacionalidades, promovemos um ambiente multicultural que valoriza as experiências e as perspetivas únicas de cada indivíduo. Esta diversidade enriquece a nossa cultura organizacional e torna-nos mais resilientes e inovadores, permitindo-nos compreender e atender melhor às necessidades de uma base de clientes global. Trabalhamos diariamente para criar um espaço inclusivo, onde todos se sintam respeitados e possam contribuir plenamente para o sucesso da empresa.
Olhando para o futuro, a nossa visão é clara. A Intelcia continuará a crescer de forma sustentável, com uma abordagem que valoriza a diversidade e promove uma colaboração global. Com operações em 17 países e mais de 40.000 colaboradores, temos uma missão comum: oferecer experiências de excelência aos clientes e criar um ambiente onde os nossos colaboradores possam prosperar.
Em 2024 demos mais um passo nessa direção, mas o nosso caminho vai continuar. Estou confiante de que, juntos, podemos enfrentar os desafios e continuar a construir uma Intelcia que se destaque pela inovação, pelo suporte no desenvolvimento dos clientes e parceiros e pelo crescimento dos seus talentos.

Carla Marques, Chief Executive Officer (CEO) da Intelcia Portugal
Intelcia
Como ator global no âmbito da externalização, a Intelcia soma 20 anos a apoiar os seus clientes na externalização das suas operações, combinando talento, tecnologias e processos para oferecer um serviço à medida e competências de nível internacional. Para que os seus clientes possam centrar-se no seu negócio principal, a Intelcia fornece uma oferta global onshore, nearshore e offshore em torno de quatro áreas de soluções: soluções CX multicanal, processos de negócio, soluções de TI (tecnologias de informação) e soluções inovadoras e de consultoria. Com presença na Europa, em África e na América, o grupo emprega mais de 40.000 pessoas.