A IA não só nos ajuda a «fazer mais» como nos permite «fazer melhor». A sensação de alívio ao ver tarefas concluídas rapidamente e a satisfação de atingir metas ambiciosas proporcionam um trabalho mais positivo e produtivo.
Texto: Daniel Lança Perdigão Imagem: Freepik
No seguimento de uma palestra que fiz no Funchal nas Jornadas Regionais da Qualidade, a 27 de novembro, vale a pena explorar como a inteligência artificial (IA) impacta a nossa vida profissional e pessoal. A IA é uma ferramenta que, usada adequadamente, pode gerar emoções positivas, promover inovação, aumentar a produtividade e libertar-nos para tarefas de maior valor.
A IA deixou de ser uma promessa futura para ser uma realidade que já está nas nossas vidas. No entanto, muitos ainda se perguntam: como esta tecnologia pode realmente beneficiar as pessoas? A resposta passa por perceber que a IA é feita de bits – dados, algoritmos, sistemas –, sendo a essência técnica que gera valor. Estes bits ajudam-nos a alcançar novos patamares de produtividade e trazem um impacto positivo no trabalho e na qualidade de vida.
IA: de ferramenta técnica a aliada emocional
A IA é uma ferramenta poderosa para resolver problemas técnicos, mas o seu verdadeiro impacto surge quando esta eficiência é colocada ao serviço dos seres humanos. Imaginemos concluir um relatório importante e ter a ajuda de sugestões automáticas que poupam tempo. Ou, ao escrever um e-mail, contar com recomendações inteligentes que facilitam a comunicação. Esta assistência da IA resulta em sentimentos de alívio e satisfação, permitindo que façamos mais com menos esforço e mais confiança.
Produtividade e qualidade de vida: uma nova perspetiva
A IA não só nos ajuda a «fazer mais» como nos permite «fazer melhor». A sensação de alívio ao ver tarefas concluídas rapidamente e a satisfação de atingir metas ambiciosas proporcionam um trabalho mais positivo e produtivo. Ao retirar de cima de nós as tarefas repetitivas, a IA possibilita que nos foquemos em tarefas mais complexas, criativas e de maior impacto. Contrariamente ao receio de que a IA substitua pessoas, o que temos visto é uma colaboração natural entre a tecnologia e o ser humano. Retirando peso das tarefas rotineiras, a IA dá espaço para os colaboradores crescerem, para desenvolverem soluções criativas e para que se foquem na tomada de decisão. Para os líderes, o papel passa a ser o de facilitar esta utilização consciente da IA e incentivar uma cultura de inovação e confiança tecnológica.
A IA como ferramenta de crescimento pessoal e profissional
Na UpSideUp, integramos a IA para ser uma verdadeira extensão das capacidades humanas. Em vez de substituir o pensamento humano, a IA amplia-o, criando espaço para o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Os clientes relatam que, ao simplificar o fluxo de trabalho, conseguem dedicar mais tempo a aperfeiçoar competências e desenvolver novas ideias. Assim, a IA transforma-se num aliado real do crescimento humano, garantindo um crescimento não só organizacional, mas também pessoal e emocional.
O futuro da IA: ao serviço da humanidade
À medida que a IA evolui, devemos integrá-la de forma ética e responsável, sempre ao serviço do bem-estar humano. Se virmos a IA como uma ferramenta para enriquecer a experiência de trabalho e fomentar o desenvolvimento pessoal, poderemos construir um futuro no qual a tecnologia é catalisadora de emoções positivas e de produtividade com propósito.
Na UpSideUp, acreditamos que a tecnologia deve refletir os nossos melhores valores humanos e com prometemo-nos a fomentar uma cultura de produtividade com propósito, onde a inovação e a emoção caminhem juntas.
Aí reside o verdadeiro poder da IA: ao serviço da inovação, da produtividade e, acima de tudo, do ser humano.
O que vos parece?

Daniel Lança Perdigão, Creative Energiser Officer e Co-Founder da UpSideUp
UpSideUp
Na UpSideup acredita-se na inovação e no poder dos visuais, da comunicação, da tecnologia e da inteligência artificial (IA) para transformar o mundo. Há um comprometimento em criar soluções inovadoras que impactem positivamente a vida das pessoas e o desempenho das organizações. Isto ao mesmo tempo que se valoriza a equipa de colaboradores, a qual é a força motriz do sucesso da empresa. Outro aspeto fundamental na UpSideUp é a importância da ética, da diversidade, da inclusão e da colaboração, numa empresa socialmente responsável, comprometida com a sustentabilidade ambiental.