Novo diretor geral da JTI para o cluster Iberia

A JTI (Japan Tobacco International), uma das empresas de tabaco mais importantes a nível mundial e o segundo player do sector em Portugal, nomeou John Freda (na foto) como diretor-geral para o Cluster Iberia, o que inclui os mercados de Portugal, Espanha Continental, Ilhas Canárias, Andorra e Gibraltar. John Freda substituirá Guilherme Silva, que assumirá a direção do mercado das Filipinas.

«Assumo este cargo com muito entusiasmo. A JTI sempre demonstrou um grande compromisso com os mercados ibéricos, investindo em inovação e apostando em emprego de qualidade», afirma John Freda, assinalando: «Tenho plena confiança na equipa que temos, com a qual podemos enfrentar todos os desafios e conquistar sucessos nos próximos anos.»

John Freda iniciou a sua carreira profissional na Coca-Cola, como management trainee na área de logística. Após 12 anos na empresa de bebidas, entrou para a JTI, no Reino Unido, em 1997, onde ocupou vários cargos de responsabilidade em vendas e marketing e, em 2005, assumiu a direção-geral dos mercados húngaro e esloveno.

Em 2008, foi nomeado head of consumer & trade marketing, para coordenar o departamento a partir da Alemanha, passando a dirigir, de 2011 a 2014, o mercado irlandês. Nesse ano, tornou-se vice-presidente de marketing e vendas para a região da Ásia Pacífico.

Desde 2020 que John Freda ocupava o cargo de diretor nacional da JTI nas Filipinas, tendo a sua vasta formação e experiência sido fundamentais para alcançar marcos significativos no mercado asiático. Estes incluem a abertura, em outubro de 2023, da nova sede em Bonifacio Global City, um importante distrito comercial e centro financeiro em Taguig. Segundo partilha, «foi um passo importante no crescimento contínuo da empresa, um novo espaço concebido para promover a colaboração e o trabalho de equipa». John Freda terminou a sua estada nas Filipinas depois de tornar a JTI no líder de mercado em 2024.

O seu trabalho enquanto director executivo ficou também marcado pelo compromisso com o bem-estar dos trabalhadores. Em janeiro de 2023, a JTI Filipinas foi nomeada Top Employer pelo segundo ano consecutivo, refletindo a dedicação da empresa em criar um ambiente de trabalho de alta qualidade, onde as pessoas são a prioridade. Em novembro de 2024, a empresa lançou o seu inovador produto de tabaco aquecido, Ploom, um marco que encerra um ano histórico onde a JTI se afirmou como a empresa de tabaco com o crescimento mais rápido do país.

A carreira de John Freda na JTI demonstra a sua capacidade de liderar e expandir operações em diversos mercados, adaptando-se a diferentes desafios e impulsionando a inovação no sector do tabaco.

A empresa

A JTI é uma empresa multinacional em destaque no sector do tabaco que comercializa os seus produtos em mais de 130 países. É a proprietária mundial da Winston, a segunda marca de cigarros do mundo, e da Camel, fora dos Estados Unidos. Outras marcas globais incluem a MEVIUS e a LD. A JTI é também um dos principais intervenientes no mercado internacional do tabaco aquecido com o seu dispositivo Ploom. Sediada em Genebra, na Suíça, a empresa emprega mais de 46.000 pessoas e foi galardoada com o prémio Top Employer Global pelo décimo ano consecutivo em 2024. Pertence ao Grupo JT.

A JTI Iberia abrange os mercados de Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar. Em Espanha emprega mais de 850 pessoas, incluindo todas as operações comerciais, quatro sedes, um centro de excelência global de TI & Tecnologia e o maior centro de produção industrial nas Ilhas Canárias, com a maior fábrica de cigarros de Espanha, localizada na Ilha de Tenerife.

 A JTI Portugal é o segundo player no sector do tabaco e também aquele que mais cresce. Com uma equipa em crescimento, emprega mais de 50 colaboradores, com presença em todo o país.

Scroll to Top