CUPRA Terramar

Esculpindo um novo herói

Texto: Redação «human» Imagem: DR

O processo de criação de um automóvel começa com um esboço. Alberto Torrecillas, designer de exteriores da CUPRA, pega numa folha de papel e desenha os contornos e as formas do que se tornou o primeiro SUV eletrificado da marca, o CUPRA Terramar. Mas até o design ficar finalizado, essas mesmas linhas foram delineadas, afinadas e literalmente esculpidas vezes sem conta, até serem criadas as proporções perfeitas. «Desenhamos a essência do modelo, transformamo-lo digitalmente para compreender os seus volumes, mas se quisermos sentir verdadeiramente as superfícies e verificar se as proporções funcionam, precisamos de um modelo à escala real», afirma o designer. É nesta altura que o barro assume o papel principal.

Proporções desportivas

Numa das salas de acesso restrito do Centro Técnico da CUPRA, Alberto analisa o CUPRA Terramar à escala real numa das suas fases preliminares, antes da versão que veremos no design final. De um lado, é revestido a vinil para se assemelhar à pintura e parece um modelo realista. Já do outro lado é uma maquete completamente exposta, cor de terra, feita com mais de cinco mil quilos de argila, fresada automaticamente com parâmetros precisos e depois polida manualmente, com todos os detalhes da superfície esculpidos com precisão milimétrica. «As proporções são essenciais nos nossos modelos. Definimo-las nos esboços que fazemos, mas é nas réplicas físicas em barro que as apreciamos verdadeiramente», afirma o designer. No CUPRA Terramar, por exemplo, esta fase foi fundamental no processo de conceção, porque «sendo um SUV, queríamos enfatizar o seu generoso comprimento de 4,5 metros, realçando a cor da carroçaria, mantendo uma escultura atlética e desportiva; a melhor forma de o mostrar é com o modelo em barro», acrescenta.

«Sendo um SUV, quisemos enfatizar as suas amplas proporções de 4,5 metros, tornando a cor da carroçaria a principal caraterística de todo o automóvel, mantendo ao mesmo tempo uma escultura atlética e desportiva», explica Alberto.

Artesanato que contempla a tecnologia

Embora as tecnologias mais recentes e as ferramentas digitais sejam uma parte fundamental do processo de conceção, a realização de modelos de argila à escala real é uma parte essencial do processo de validação. «Este material é muito interessante porque pode ser utilizado para examinar as secções, o jogo de luzes e sombras, etc, afirma o designer.

Sentir as superfícies do modelo

Outra razão pela qual esta fase é tão importante para o departamento de design é permitir tocar e sentir cada uma das superfícies exteriores. Alberto detalha: «Para nós, cada forma, cada linha, cada contorno tem um significado e transmite um efeito pretendido. Basta tocar nas superfícies para sabermos se vão funcionar em termos de design

Feedback e precisão instantâneos

 Outra vantagem adicional é o facto de ser rápido. A argila é maleável e simples de utilizar, e é possível ver imediatamente quaisquer alterações quando o design é meticulosamente afinado. «As linhas proeminentes do capot são um dos elementos-chave do design frontal do CUPRA Terramar, uma vez que enquadram o nosso logótipo. Ao utilizar estes modelos em argila, identificámos e visualizámos imediatamente as secções que nos permitiram realçá-las», diz Alberto.

O resultado desta história que se desenrola combinando papel, tecnologia digital e argila é um SUV desportivo que adota a nova linguagem de design para entrar no segmento que mais cresce na Europa.

A marca

De assinalar que a CUPRA é uma marca desafiante e não convencional que reúne emoção, eletrificação e performance para inspirar o mundo a partir de Barcelona. Criada em 2018, tornou-se uma das marcas automóveis que mais cresce na Europa e conta com uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo. Provando que eletrificação e desporto são uma combinação perfeita, atingiu um novo patamar com mais de 230.000 veículos entregues. Cada lançamento sucessivo constituiu um novo marco na definição do carácter da marca, com um design desafiante e original: o CUPRA Ateca, um modelo único no seu segmento; o CUPRA Leon, reformulado e melhorado como um modelo CUPRA autónomo; o CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela marca e o veículo mais vendido da empresa até à data; o CUPRA Born, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca; o CUPRA Tavascan, um SUV coupé totalmente elétrico; e o CUPRA Terramar, o SUV desportivo da marca.

Scroll to Top