Transformação digital como motor para a sustentabilidade corporativa

O papel da tecnologia e da gamificação

Texto: Ana Serra Imagem: Freepik

Utilizar tecnologia de engagement tem-se revelado uma das técnicas mais poderosas para aumentar o envolvimento dos colaboradores em programas de sustentabilidade. Ao utilizar elementos como a acumulação de pontos, a progressão em rankings internos e a realização de desafios, as empresas conseguem motivar os seus colaboradores a adotar comportamentos mais sustentáveis, criando uma competição saudável e estimulante.

De acordo com um estudo da Gallup, os funcionários mais envolvidos são 17% mais produtivos, o que evidencia como a gamificação, associada a um entorno formativo e social, pode ser um fator importante para melhorar o desempenho global de uma empresa.

A utilização de tecnologia e software de engagement nas estratégias ESG é assim uma forma eficaz de acelerar a transformação sustentável dentro das organizações. Estas ferramentas não só ajudam as empresas a integrar a sustentabilidade nas suas operações diárias, como também envolvem os colaboradores de forma mais eficaz e mensurável, criando uma cultura corporativa focada em resultados concretos e positivos.

À medida que as empresas continuam a avançar para a sustentabilidade, a adoção de soluções tecnológicas que promovem o envolvimento dos colaboradores e a escalabilidade será cada vez mais importante para alcançar objetivos ESG de forma eficaz.

A flexibilidade dessas soluções permite que as empresas personalizem as suas iniciativas de acordo com as suas prioridades e necessidades específicas, sem precisar de recorrer a investimentos pesados em inovação tecnológica. Isto facilita a rápida implementação e assegura que as empresas possam focar-se nos resultados e no impacto real das suas ações.

Ferramentas digitais permitem que as empresas comuniquem e implementem estratégias sustentáveis de forma eficaz, envolvendo colaboradores de diferentes departamentos, funções e regiões. Para além disso, soluções tecnológicas avançadas, como plataformas multilingues, asseguram que empresas com equipas diversificadas possam envolver todos os colaboradores, independentemente da sua localização ou função, garantindo uma abordagem inclusiva, promovendo assim a comunicação entre todos os colaboradores, o que reforça o sentimento de comunidade e de pertença.

Outro aspeto importante é a integração simples e eficaz dessas tecnologias nos sistemas corporativos existentes. Plataformas que se conectam facilmente com soluções como Microsoft Azure SSO e outras ferramentas internas permitem uma implementação harmoniosa, garantindo acesso seguro e otimizado aos colaboradores. A capacidade de segmentar conteúdos conforme as necessidades específicas de cada grupo de colaboradores (por exemplo, por função ou departamento) é outra característica que torna estas soluções particularmente eficazes na promoção de estratégias ESG.



Ana Serra,
Country Manager em Portugal da DoGood People


A DoGood People apoia as empresas a capacitar e envolver os seus colaboradores, de modo a contribuir para as respetivas estratégias de sustentabilidade. A plataforma DoGood permite às empresas traduzir os seus objetivos ESG (environmental, social, and governance) em pilares de conhecimento de sustentabilidade e ações de impacto concreto para cada departamento e/ ou colaborador. Desta forma, as empresas podem trabalhar de forma fácil e eficaz na transição sustentável a todos os níveis, aumentando a consciencialização e o contributo ESG dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que geram informações que lhes permitem cumprir diferentes regulamentos, melhorar as suas classificações e consolidar a reputação sustentável. A DoGood People nasceu com a intenção de mudar o mundo através do compromisso empresarial. Foi fundada por Ignacio Barrientos, em Espanha.

Scroll to Top