Eurofirms assinalou o Dia Internacional da Felicidade

Há mais de uma década que o dia 20 de março é dedicado, por iniciativa das Nações Unidas, à felicidade. Num momento em que a palavra adquire novo significado, tornando-se prioritária não apenas na vida pessoal mas também na vida profissional, a Eurofirms – People First convidou parceiros e especialistas para uma reflexão sobre as vantagens e os limites do bem-estar corporativo. Com moderação de João Francisco, incompany leader da Eurofirms, o tema «Pessoas Felizes, Empresas de Sucesso» foi o ponto de partida para uma conversa que assinalou, durante a tarde da passada quinta-feira, em Lisboa, o Dia Internacional da Felicidade.

Sobre a relevância desta data, João Lourenço, business leader da Eurofirms em Portugal, destacou que a felicidade no trabalho não é um luxo, mas sim uma estratégia de negócios, referindo: «Empresas que colocam as pessoas no centro da sua cultura e da sua atividade não só criam ambientes mais saudáveis, mas também obtêm melhores resultados. Talentos felizes inovam mais, colaboram melhor e impulsionam o sucesso de forma sustentável.»

Por sua vez, Sílvia Coelho, líder em Portugal da Claire Joster – empresa de recrutamento executivo integrada no Grupo Eurofirms –, iniciou o debate salientando a importância da felicidade e de uma experiência positiva no processo de recrutamento. Alertou, no entanto, para o perigo de vender uma realidade que não existe, sublinhando que candidatos felizes nem sempre significam funcionários felizes e que a honestidade por parte das empresas no processo de entrevista e o ajuste de expectativas são fundamentais para a felicidade a longo prazo. A especialista em recrutamento especializado reforçou ainda que a manutenção da cultura da empresa é relevante, mas tem limites: «Contratar com base na cultura pretendida poderá tornar-se uma barreira à diversidade e inovação»,  referiu.

Abordando a necessidade de garantir aos trabalhadores um apoio integrado, promovendo a disponibilização de ferramentas que zelem pelo bem-estar emocional das equipas, Ana Ruivo, chief executive officer (CEO) e cofundadora da Team24, sublinhou o impacto do contexto profissional na saúde mental. Já Daniela Ferreira, professora de Yoga e Mindfulness, especialista em inteligência emocional e saúde mental, dinamizou um momento prático assente nos quatro pilares do bem-estar – físico, mental/ emocional, social e espiritual –, desafiando quem cuida diariamente do negócio a repor o autocuidado.

Partilhando da visão das três oradoras, João Lourenço assinalou que a obsessão pela felicidade no trabalho pode estar a criar o efeito contrário, referindo: «Mais pressão, menos bem-estar. Em vez de exigirmos que todos estejam sempre felizes, devemos criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para serem autênticas e terem o direito de nem sempre estarem no seu melhor. Felicidade verdadeira nasce da liberdade, não da obrigação.»

O Grupo Eurofirms, multinacional espanhola de gestão de talento, assume como missão desde a sua fundação, em 1991, ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar colaboradores, colocando em prática uma abordagem simples, mas transformadora: «People first». As pessoas e o seu bem-estar são a prioridade e o epicentro da cultura da Eurofirms, que partindo de um modelo de liderança assente nestes valores procura a melhor combinação entre candidatos e empresas. Com uma presença internacional crescente, conta com uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Peru, onde providencia soluções de trabalho temporário, seleção de pessoal, outplacement, outsourcing e desenvolvimento pessoal na maioria dos sectores. Através da Fundação Eurofirms, tem promovido a integração de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa, onde o talento está acima de qualquer limitação. Juntamente com a Eurofirms e a fundação, as filiais Claire Joster – dedicada a recrutamento especializado e headhunting – e CornerJob – um marketplace que reúne ofertas geolocalizadas – formam o conjunto de marcas que integram o grupo.

Scroll to Top