Número 154, março-abril de 2025

A edição 154 de «human» tem em destaque uma associação empresarial com 175 anos de história, criada a pensar nas pessoas. É a AEP – Associação Empresarial de Portugal, cujo presidente, Luís Miguel Ribeiro concede uma entrevista de fundo onde a certa altura assinala: «As pessoas são um importante input para a criação de riqueza e, simultaneamente, devem constituir os holofotes do output da própria criação de riqueza de qualquer país. A escassez de mão-de obra e de talento é o principal risco para Portugal, apontado num relatório do Fórum Económico Mundial.»

Nem só esse relatório deixa o alerta. Vemo-lo, por exemplo, no quotidiano do país. Assim como vemos o que transparece desta outra afirmação do presidente da AEP: «O gap de competências no mercado de trabalho aparece nos relatórios internacionais como a principal barreira ao desenvolvimento dos negócios, quer para Portugal quer em termos globais.»

Esta edição da «human», que além dos circuitos habituais tem distribuição na Expo RH, o maior evento de recursos humanos em Portugal, destaca ainda quatro outros temas: o da liderança no feminino, explorando inclusive a ideia de se fará sentido particularizar a questão; a formação e os impactos que aí estão a sentir-se com a chegada em força da inteligência artificial; a consultoria de recursos humanos e o valor que pode agregar às empresas; e de novo a formação, desta vez da academia, concretamente a formação de executivos, tentando perceber como as escolas portuguesas gerem a multiculturalidade.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Dicas (Benefícios flexíveis)

– Primeira Opinião: Cristina Nogueira da Fonseca, da Happy Town

– Entrevista de Capa: Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP

– Timeline: Sónia Gonçalves, da Recordati

– Reportagem: Liderança no feminino – fará sentido particularizar?

– Formação: Opinião (Nuno Marques Veiga, da MTW)

– Dossier: Formação, os desafios da IA; Formação de Executivos – gerir a multiculturalidade

– Em Direto: João Lourenço, do Grupo Eurofirms

– Tendências: Portais de benefícios

– Em Foco: Consultoria RH, como pode acrescentar valor às empresas

– Inspire Talent: José Lourenço, da Prosegur

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros/ Agenda

– Lifestyle: Automóvel (CUPRA Terramar)/ Restaurante (Santa Bifana)

– Última Página: Eliska Novotna, da IKEA

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

Edições anteriores

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.

Scroll to Top