Já está disponível uma nova edição da revista «human». Trata-se do número 154, que tem em destaque uma associação empresarial com 175 anos de história, criada a pensar nas pessoas. É a AEP – Associação Empresarial de Portugal, cujo presidente, Luís Miguel Ribeiro concede uma entrevista de fundo onde a certa altura assinala: «As pessoas são um importante input para a criação de riqueza e, simultaneamente, devem constituir os holofotes do output da própria criação de riqueza de qualquer país. A escassez de mão-de obra e de talento é o principal risco para Portugal, apontado num relatório do Fórum Económico Mundial.»
Nem só esse relatório deixa o alerta. Vemo-lo, por exemplo, no quotidiano do país. Assim como vemos o que transparece desta outra afirmação do presidente da AEP: «O gap de competências no mercado de trabalho aparece nos relatórios internacionais como a principal barreira ao desenvolvimento dos negócios, quer para Portugal quer em termos globais.»
Esta nova edição da «human», que além dos circuitos habituais tem distribuição na Expo RH, o maior evento de recursos humanos em Portugal, destaca ainda quatro outros temas: o da liderança no feminino, explorando inclusive a ideia de se fará sentido particularizar a questão; a formação e os impactos que aí estão a sentir-se com a chegada em força da inteligência artificial; a consultoria de recursos humanos e o valor que pode agregar às empresas; e de novo a formação, desta vez da academia, concretamente a formação de executivos, tentando perceber como as escolas portuguesas gerem a multiculturalidade.
Mais informações aqui.
A revista pode ser lida aqui.