Nova proposta do restaurante da Quinta de São Luiz

 Texto: Redação «human» Imagens: DR

Na carta de primavera/ verão, o chef Vítor de Oliveira aposta na melhor seleção de legumes e frutas da quinta, mas também em carnes autóctones e nos peixes de mar confecionados à base de fogo. Aliás, a nova Cozinha de Fogo – recentemente instalada no terraço do restaurante –, será o ponto de encontro para saberes e sabores da Terra, consolidando à mesa o desafio de sustentabilidade a que Vítor de Oliveira se propôs desde que assumiu a liderança do restaurante.

Na Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira, os pratos de peixe têm uma cuidadosa seleção da costa portuguesa, como o carapau, o robalo do mar e o bacalhau salgado seco, entre outros ingredientes e pratos cuja memória culinária se perde no tempo e que fazem parte do espólio gastronómico duriense: os quase extintos cuscos de Vinhais a harmonizar com o vinho São Luiz Reserva Branco, os milhos do Douro com chouriço que ganham destaque ao lado do São Luiz Reserva Tinto e o afamado javali no pote de ferro, acompanhado pelo tinto São Luiz Vinhas Velhas.

No que concerne às carnes, consolida-se nesta carta a oferta da melhor vitela arouquesa e das deliciosas carnes de porco Bísaro e Duroc. Mantêm-se, claro, as tábuas de enchidos ibéricos e da região, os queijos do Douro e de Trás-os-Montes, assim como os frutos secos e as ervas aromáticas produzidas na própria Quinta de São Luiz. A acompanhar estas iguarias o chef sugere alguns dos vinhos da gama São Luiz Winemaker’s Collection e ainda alguns vinhos do Porto Kopke. 

Para os palatos mais doceiros, e para terminar esta experiência enogastronómica, o chef sugere um quarteto de sobremesas acompanhadas com vinho do Porto Kopke – uma torta de laranja São Luiz, uma delícia de framboesa e limão, um toucinho do céu e um leite creme com infusão de folha de laranjeira.

Para o chef Vítor de Oliveira, a paixão e a dedicação da equipa começa na terra, isto é, nas hortas espalhadas pela Quinta de São Luiz. «É ali que plantamos as nossas couves, as alfaces, os tomates coração de boi, as cenouras, as batatas e as ervas aromáticas, e colhemos laranjas, limões, toranjas, figos, maçãs, romãs e tantas outras frutas da estação que diariamente apresentamos à mesa do nosso restaurante», detalha.

As sugestões gastronómicas do restaurante da The Vine House foram desenhadas a dedo para harmonizar com os vinhos de quinta e do Porto disponíveis, deixando as marcas São Luiz, Kopke, Burmester e Quinta da Boavista em permanente evidência ao oferecer uma experiência de harmonização única e memorável a todos os visitantes.

Situada na margem esquerda do Rio Douro, perto do Pinhão, em plena sub-região do Cima-Corgo, a Quinta de São Luiz oferece agora aos seus visitantes uma experiência enoturística que une o vinho e a gastronomia.

Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira

Morada: E.N. 222 – Adorigo | 5120-012 Tabuaço

Horários: De segunda-feira a domingo, 19H30 às 22H00. Sextas-feiras, sábados e domingos aberto ao almoço das 12H30 às 15H00

Reservas: +351 939 953 311

Preço médio: 35 euros por pessoa (sem bebidas incluídas)

Scroll to Top