Fundada em 1976, a Decathlon tem evoluído sob a liderança de Barbara Martin Coppola desde 2022, com uma estratégia orientada para se tornar numa marca desportiva multiespecialista que atua de forma concreta para as pessoas, a sociedade e o planeta.
Agora, a Decathlon está a iniciar uma nova fase na sua história, com o objetivo de fortalecer a sua competitividade e o seu crescimento, ao mesmo tempo que intensifica as suas ações para promover o acesso ao desporto e os seus valores universais.
Para liderar esta nova fase de evolução, a administração da Decathlon decidiu nomear Javier López como chief executive officer (CEO), substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.
Julien Leclercq, chairman do Decathlon Group, assinala: «Gostaria de agradecer à Bárbara pelo trabalho impactante que realizou nos últimos três anos. Hoje, a Decathlon é uma marca desportiva cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos e pelo seu impacto positivo. À medida que a Decathlon inicia uma nova fase na sua história, tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar alavancas novas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva.»
Por sua vez, Barbara Martin Coppola refere: «Nos últimos três anos, iniciámos uma grande evolução na Decathlon, passando da ambição à ação. Gostaria de agradecer a todas as nossas equipas, cuja dedicação tornou todo este trabalho possível: reposicionámos a marca Decathlon ao redefinir a experiência do cliente nas lojas e no e-commerce, que agora representa 20% das nossas receitas. Repensámos o nosso portfólio de marcas, assinámos parcerias com alcance global e criámos modelos de economia circular. Estou orgulhosa do progresso que fizemos. Tenho total confiança no Javier para liderar uma empresa cada vez mais ambiciosa, à imagem da Decathlon.»
Por sua vez, Javier López partilha: «Estou particularmente honrado pela confiança do Julien e de toda a Administração, e agradeço à Bárbara, com quem tive o prazer de trabalhar no Executive Committee. Como Decathloniano há 26 anos, estou orgulhoso do trabalho que realizámos ao longo deste tempo para levar as maravilhas do desporto a cada vez mais pessoas em todo o mundo. Juntos, com todos os nossos colegas, iremos com determinação entusiasmo e humildade acelerar o nosso desenvolvimento económico e os nossos esforços para cumprir os nossos compromissos humanos e ambientais.»
Com 26 anos de experiência na Decathlon, Javier López ocupou posições nas áreas digital, de logística e de retalho. Mais recentemente, liderou a Decathlon Alemanha (de 2012 a 2015) e exerceu funções de CEO na Decathlon Espanha (de 2015 a 2022). Força motriz por detrás do forte crescimento da empresa em Espanha, Javier López foi nomeado chief value chain officer global em 2022.
Nos últimos três anos, a Decathlon tem crescido num contexto difícil, enquanto alcança uma redução significativa de 13% nas emissões de CO2, desde 2021, graças ao desenvolvimento substancial de modelos circulares, ao uso de materiais descarbonizados e a energias mais limpas.
A Decathlon também mudou a sua identidade de marca e renovou a experiência do cliente para uma maior imersão, tanto nas lojas como no e-commerce, que agora representa 20% das receitas do grupo, como referido. Em três anos, reorganizou o seu portfólio de marcas e fortaleceu a sua colaboração com atletas internacionais e competições desportivas globais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, para os quais criou um icónico uniforme para os 45.000 voluntários.
Finalmente, a empresa conseguiu evoluir a sua estratégia e o seu modelo, mantendo um elevado nível de compromisso das suas equipas, com 91% dos colaboradores a declararem-se orgulhosos de trabalhar na empresa.
A Decathlon
Marca desportiva global multiespecialista, que se destina a todos, desde os principiantes até aos atletas de alta competição, a Decathlon é um concetor inovador e fabricante de artigos desportivos para todas as modalidades.
Com mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, a Decathlon e as suas equipas trabalham desde 1976 para cumprir uma ambição permanente: «Move People Through the wonders of sport»; para ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e felizes num futuro sustentável. Mais informações aqui.