A Quinta da Ribafria, na Serra de Sintra, foi palco de uma ação de reflorestação, que resultou na plantação de 600 árvores nativas – carvalho, sobreiro, loureiro, amieiro, pinheiro manso, azevinho e medronheiro, espécies mais resistentes a pragas, doenças e incêndios. A iniciativa contou com a participação de cerca de 100 colaboradores da Siemens, que procederam também à limpeza do terreno.
O objetivo desta ação é contribuir para a melhoria do estado de conservação de uma área essencial para a sociedade, não só pelo papel que desempenha na prestação de serviços ecológicos (desde captura e sequestro de CO2 a conservação e formação de solo, regulação climática e refúgio de biodiversidade), mas também pelos benefícios diretos para a população local.
Ricardo Nunes, administrador financeiro na Siemens em Portugal, partilha: «Através das iniciativas de cidadania corporativa que abraça e desenvolve, a Siemens procura criar valor em todos os países onde opera, beneficiando as comunidades em que se encontra inserida. Ações como esta são um bom exemplo desta estratégia, numa área que consideramos fundamental: a da sustentabilidade. Para além do impacto ambiental, estas ações são muito valorizadas pelos nossos colaboradores, que para além de aderirem massivamente têm a oportunidade de contribuir para projetos com um impacto verdadeiramente positivo na sociedade.»
Esta ação de reflorestação enquadra-se no programa de voluntariado e responsabilidade corporativa da Siemens, que, ao longo dos últimos 10 anos, permitiu a intervenção em mais de 30 hectares de floresta e a plantação de 60 mil árvores em diferentes pontos de Portugal.
A Siemens, que celebra este ano 12 décadas em Portugal, disponibiliza 16 horas a cada colaborador por ano para que possa participar em ações de voluntariado. Com mais 700 participantes e mais de 4.500 horas de voluntariado realizadas em 2024, Portugal foi o quarto país, entre os mais de 190 onde a Siemens está presente, com o maior número de horas registadas.
O Grupo Siemens em Portugal
O Grupo Siemens está em Portugal há 120 anos e empregava, a 30 de setembro de 2024, 4.003 profissionais. Trata-se de pessoas que apoiam diariamente os parceiros e clientes da empresa nas suas jornadas de digitalização e sustentabilidade. Ao longo dos últimos anos, a empresa sediou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, tecnologias de informação (TI) e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para mais de 70 países nos cinco continentes.
A Siemens
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa tecnológica focada em indústria, infraestruturas, transportes e saúde. Cria tecnologia com propósito para benefício dos seus clientes – seja fábricas com maior eficiência de recursos, cadeias de aprovisionamento resilientes, edifícios e redes mais inteligentes, transportes mais sustentáveis e confortáveis ou cuidados de saúde mais avançados. Ao combinar os mundos real e digital, a Siemens capacita os seus clientes para transformarem as suas indústrias e os seus mercados, ajudando-os a transformar o dia-a-dia de milhões de pessoas. Também detém uma participação maioritária na Siemens Healthineers, uma empresa cotada na bolsa e líder mundial de tecnologia médica que está a definir o futuro dos cuidados de saúde. Além disso, detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder mundial na transmissão e na produção de energia elétrica. No ano fiscal de 2024, terminado a 30 de setembro de 2024, o Grupo Siemens gerou receitas de 75,9 mil milhões de euros e um resultado líquido de nove mil milhões de euros. A 30 de setembro de 2024, a empresa tinha cerca de 312.000 colaboradores a nível mundial.