Como marca cuidadora, e no âmbito da campanha «Olhar de Mãe», para celebrar o «Mês da Visão» em outubro, a MultiOpticas organiza uma grande ação de solidariedade («Olhar pelo Futuro»), garantindo o acesso a mais de 1.000 crianças de 100 escolas do ensino básico por todo o país a cuidados de saúde visual através da oferta de «Cheques Visão», no valor de 100 euros.
Sendo a visão determinante para o desenvolvimento físico e social, estima-se que cerca de 80% da aprendizagem seja processada por meio visual, tornando fundamental garantir e possibilitar uma correta aprendizagem e igualdade de oportunidades para as crianças.
Em Portugal, 25% da população é míope e entre os 18 e os 25 anos os dados apresentam valores entre os 30%. Nas crianças, a taxa de incidência tem vindo a aumentar, contribuindo, para além dos fatores genéticos, para comportamentos e estilos de vida com baixos níveis de atividades ao ar livre, tarefas de proximidade prolongada (leitura e gaming) e fracos níveis de iluminação que se tornam determinantes para o aumento da população míope em idade infantil. Para além da miopia, surgem outras condições oculares que comprometem o desenvolvimento social e escolar muitas vezes associado a dificuldades de aprendizagem.
O arranque desta ação teve lugar na Escola Básica do Primeiro Ciclo Visconde Cacongo, no Funchal, e contou com a presença da embaixadora da MultiOpticas, Dolores Aveiro. A marca estará posteriormente em várias outras zonas do país.
Ao longo do mês, irão ser entregues «Cheques Visão» no valor de 100 euros a crianças de famílias carenciadas, referenciadas e identificadas por cada um dos seus agrupamentos, selecionadas com base na área de influência e proximidade com as lojas próprias e fraqueadas da MultiOpticas.
Com esta iniciativa, a marca tem como objetivo contribuir para a sensibilização da importância da saúde visual, sobretudo nos primeiros anos de aprendizagem escolar. Sandra Silva, diretora de marketing da MultiOpticas, assinala: «Cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro. E cuidar da sua visão é determinante no processo de aprendizagem. Nós temos a responsabilidade de alertar a sociedade para a importância da saúde visual e o impacto da mesma no sucesso escolar, para além de assumirmos a missão de ajudarmos os pais e crianças com maiores dificuldades de acesso a estes cuidados.»
Juntamente com Sandra Silva nesta ação, Ana Portugal, head of corporate social responsability da GrandVision, afirma: «Esta é uma iniciativa que muito nos orgulha, estando cada vez mais próxima das comunidades em que estamos envolvidos, via sensibilização e apoio direto através dos ‘Cheques Visão’.»
A MultiOpticas, marca de referência no sector da ótica, assume como principal missão cuidar da visão de todos os portugueses, sem exceção, e encara a educação como foco principal e fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Continua, ainda, a promover várias iniciativas no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, apoiando causas e instituições como a HELPO, a Associação Jorge Pina, a Fundação Ronald McDonald, a Cáritas Portuguesa, entre outras.
A MultiOpticas pertence ao Grupo GrandVision, lque tem posição de destaque internacional no retalho de ótica. Em Portugal, está presente há mais de 30 anos, sendo que o grupo detém também as marcas GrandOptical e Solaris. A marca tem mais de 200 lojas no território nacional, incluindo loja on-line.