Numa altura em que tanto se fala de questões como o quiet quitting, que põem em causa o bem-estar das pessoas e das empresas, criar boas rotinas dentro do local de trabalho deixou de ser opcional. Por isso, o Urban Sports Club mostra, em cinco passos, como aumentar o engagement dos colaboradores.
O Urban Sports Club faz notar que o engagement é um sentido de propósito no trabalho que cria uma energia e um compromisso extra por parte dos trabalhadores com a empresa e é, sobretudo, uma excelente ferramenta para o negócio. Quanto mais os colaboradores estiverem envolvidos na empresa, maior será o seu contributo – não em termos de horas de trabalho, mas sim em produtividade. Ambos sairão a ganhar: o colaborador sente-se satisfeito por ter uma boa relação com a empresa e com os seus colegas, e através disso a empresa terá melhores resultados.
Vejamos os cinco passos:
1. Investir na cultura da empresa
Ao criar condições para uma cultura inclusiva, de transparência e resiliente, a empresa mostra aos colaboradores que se preocupa com a sua satisfação no local de trabalho, que os quer sempre atualizados com o que se passa no seu seio e que conta com eles nos momentos mais complicados (e vice-versa). É possível fazê-lo, por exemplo, através de reuniões ou e-mails regulares de transmissão de notícias sobre o funcionamento da empresa, para que todos se sintam incluídos nas diferentes tomadas de decisão.
2. Criar comunidades
A formação de comunidades nas equipas, que juntem pessoas com os mesmos gostos e interesses, poderá ser um ótimo passo para aumentar o engagement. Desde clubes desportivos, de leitura ou outros, estes grupos farão com que os colaboradores se encontrem fora do escritório e desenvolvam laços para além do contexto laboral. Através do Urban Sports Club, por exemplo, é possível oferecer aos colaboradores a oportunidade de se juntarem e experimentarem, em equipa, várias modalidades desportivas. Uma subscrição de desporto para empresas do Urban Sports Club irá motivar as equipas a praticar exercício físico em conjunto. O Urban Sports Club, através dos seus parceiros, dispõe de uma vasta gama de atividades que irão reforçar o espírito de equipa e a coesão.
3. Ter ofertas personalizadas
Nem todos os colaboradores têm as mesmas necessidades e prioridades, e isso deve refletir-se nos benefícios. Um benefício, por muito interessante que possa parecer, não vai agradar necessariamente a todos da mesma forma. O one-size-fits-all poderá não ser a melhor opção. Uma forma de contrariar isso mesmo é realizar inquéritos regulares sobre quais os benefícios que os colaboradores mais necessitam e tomar uma decisão que afete a maioria.
4. Disponibilizar feedback regular
Dar feedback regular aos colaboradores mostra que a empresa se preocupa não só com o seu trabalho, mas com o seu estado de espírito, com a sua carreira e com a sua vida pessoal. Uma palavra de reconhecimento de forma regular pode fazer toda a diferença no caminho profissional de um colaborador, que irá sentir que a empresa olha para o seu bom desempenho e reconhece o seu trabalho. O mesmo acontece quando algo corre mal: uma palavra de encorajamento é essencial para que o colaborador que cometeu erros possa dar a volta por cima.
5. Valorizar os recursos humanos através da formação profissional
Investir em formação profissional é cada vez mais um passo decisivo na valorização dos recursos humanos de uma empresa. A aposta na formação profissional é um investimento com retorno. A especialização numa área específica é uma mais-valia na execução do seu trabalho e permitirá ao colaborador agarrar futuras oportunidades de carreira, enquanto está consciente do papel que a empresa tem na sua valorização profissional, aumentando assim o seu engagement com a mesma.
De referir que o Urban Sports Club oferece uma subscrição desportiva de mensalidade fixa e inúmeras opções. A missão é inspirar as pessoas a levarem uma vida mais ativa e saudável. Os membros do Urban Sports Club podem criar um plano de treino único e diversificado ao escolher entre mais de 50 atividades – desde fitness a natação, yoga, escalada, desportos de equipa, bem-estar e muitos outros. Com uma única subscrição é possível treinar em mais de 10.000 locais parceiros em Portugal, Alemanha, França, Espanha e Itália. Com a empresa holandesa OneFit, o grupo Urban Sports Club conta com mais de 12.000 parceiros ao todo. A oferta desportiva mais variada e flexível da Europa também está disponível enquanto benefício corporativo para os colaboradores das empresas, permitindo treinar em estúdios, ao ar livre ou on-line em direto. Para treinar onde, quando e o que quiserem.
O Urban Sports Club foi fundado em 2012 por Moritz Kreppel e Benjamin Roth em Berlim, na Alemanha. Após dois anos de começo independente, a empresa arrecadou um financiamento inicial em 2015 e começou o seu crescimento exponencial na Alemanha e no resto da Europa, tendo chegado a Portugal no princípio de 2019. Conta já com mais de 600 parceiros nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto, incluindo cidades envolventes como Almada, Setúbal, Braga e Guimarães.
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Nota: imagen Urban Sports Club