Na Solvay, António Rocha, Lisbon site coordinator, assinala o facto de se diferenciarem através de compromissos de sustentabilidade, dignidade, equidade e inclusão. A empresa integra o dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human».
Texto: Redação «human» Foto: DR
«O Grupo Solvay está presente em Portugal desde 1934 e a linha do tempo testemunha uma relação de grande proximidade com a comunidade local, de estreita parceria com fornecedores e clientes e de franca colaboração com os po[1]deres públicos. Por isso, face aos desafios, as atividades Solvay têm sido chamadas a reinventar-se e a descobrir novas direções de participação no desenvolvimento nacional.» António Rocha, Lisbon site coordinator na Solvay Lisboa, faz assim o enquadramento do seu testemunho, destacando a empresa como um excelente lugar para trabalhar, onde as iniciativas vão desde o processo de recrutamento até à cultura de performance. E explica: «Ao chegarem à Solvay, os colaboradores são recebidos com o programa de on-boarding Induction e buddys, sendo-lhes proporcionada a melhor integração possível na empresa. Além disso, há uma estratégia dedicada a diversidade, equidade e inclusão, assegurando que todos se sentem à vontade para expressar a sua identidade e para trazerem ‘o seu eu todo’ para o trabalho.» Mais: «Os benefícios incluem uma licença de parentalidade de 16 semanas, seguros de saúde e de vida, um programa de apoio ao bem-estar e um modelo de trabalho híbrido que oferece maior flexibilidade para conciliar a vida pessoal e a vida profissional. Há ainda o programa Let ‘s Do It Together, com cinco equipas internas compostas por colaboradores voluntários. Neste âmbito são promovidas atividades de desporto, sustentabilidade, cultura, solidariedade e responsabilidade social, além de eventos para celebrar grandes momentos.»
Com um escritório multicultural e a crescer continuamente, a Solvay Lisboa tem mais de 650 colaboradores de 34 nacionalidades. O idioma oficial do escritório é o inglês, no entanto há interações em 13 idiomas, com países de várias regiões do mundo. «Tem sido um percurso de transformação e resiliência, dando sempre oportunidade aos colaboradores de evoluir e de se adaptar a novas realidades», diz António Rocha, destacando ainda: «Temos inúmeras oportunidades de desenvolvimento profissional, com possibilidade de carreira internacional, projetos globais e transversais, além de formações. Diferenciamo-nos através dos nossos compromissos de sustentabilidade, dignidade, equidade e inclusão. Estes valores estão nos nossos corações e colocamo-los em prática no dia-a-dia. Orgulhamo-nos da transparência e da comunicação inclusiva, e também da mobilidade interna na carreira associada a uma cultura de aprendizagem contínua, o que marca fortemente as nossas políticas de gestão de talento.»
Organização ágil e simples
Como multinacional global, a Solvay segue um conjunto de políticas de recursos humanos alinhadas com as leis laborais locais, mas que também a fazem um empregador competitivo no mercado. António Rocha assinala que existem muitas políticas locais que proporcionam benefícios financeiros às equipas, como subsídio de refeição, licença familiar paga e os referidos seguros de saúde e de vida. No entanto, e precisamente pelo carácter global, a empresa torna- -se mais abrangente nos programas de recursos humanos. Por exemplo, foi recentemente anunciado que o Programa de Apoio ao Bem-Estar dos Empregados seria globalmente alargado, proporcionando apoio psicológico, aconselhamento sobre bem-estar, bem como coaching pessoal; há formação em gestão e também cuidados e aulas virtuais de ergonomia doméstica a qualquer empregado que necessite. Outro exemplo é o facto de a empresa ter alargado a política Solvay Cares no que respeita à licença parental, no que o responsável considera «um passo fundamental para reforçar a igualdade de género na empresa e na sociedade». Mais: «Estamos igualmente a adaptar a nossa política global de coaching pessoal, formação em gestão e também cuidados e aulas virtuais de ergonomia doméstica a qualquer empregado que necessite», partilha António Rocha.
A Administração da Solvay Lisboa tem múltiplas reuniões, de diferentes âmbitos, com os colaboradores, para poder dar informações sobre as decisões tomadas e ter o feedback das equipas. A iniciativa One Pulse, com um conjunto de questionários recorrentes, visa perceber o nível de bem-estar dos colaboradores, por forma a tomar ações que contribuam para o seu desenvolvimento. Existe também um departamento na empresa cuja responsabilidade é analisar a cultura e os comportamentos organizacionais, criando métodos e ferramentas baseadas em resolução de problemas e mentalidade learn-by-doing. Este departamento, denominado Continuous Improvement, «aposta numa melhoria sustentável de serviço e numa melhor experiência para os stakeholders, por forma a tornar a organização mais ágil, simples e focada na experiência do consumidor-utilizador», salienta o responsável.
De referir ainda o modelo de trabalho híbrido, para promover a flexibilidade e a conciliação entre vida profissional e vida familiar/ social, de que resulta desde 2021 o pagamento de um subsídio adicional para as despesas decorrentes do trabalho a partir de casa. Outras vantagens são uma quota anual de dias dedicada a assistência à família, o dia de aniversário de folga e uma quota de três dias para assistência aos animais de estimação. Webinars sobre burnout e saúde mental e um programa de apoio ao bem-estar «ajudam a reforçar a importância de criar um bom balanço entre vida pessoal e vida profissional», partilha ainda António Rocha, assinalando que «todos os colaboradores devem falar quando sentem alguma necessidade».
»» DISTINÇÕES
– «Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal», do Great Place To Work Institute: 5º lugar na categoria de mais de 500 colaboradores
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»
»» QUADRO
Solvay
Sede: Carnaxide
Atividade: Consultoria para os Negócios e a Gestão
Número de colaboradores: 671 (246 homens, 385 mulheres)
Média de idades: 38 anos
Antiguidade média: 4 anos
Colaboradores em trabalho remoto: 100% em trabalho híbrido