Relatório de responsabilidade social do Grupo Wellow

O Grupo Wellow acaba de apresentar o seu primeiro relatório de responsabilidade social corporativa, numa demonstração de compromisso em atuar como uma força positiva para com a sociedade e o planeta.

Apresentando o humanismo como o seu valor fundacional, desde o início que o Grupo Wellow tem por aspiração ser um agente transformador da sociedade. Acreditam os seus responsáveis que o papel do grupo se entende muito para além da geração de valor económico, abraçando igualmente a criação de valor ambiental e social.

Capacitação, Empregabilidade e Voluntariado são os três eixos de atuação da responsabilidade social corporativa do grupo, alinhados com as áreas de intervenção e através dos quais os seus contributos podem ser potenciados.

Em 2023 foram dinamizadas 46 ações, 10 de capacitação (22%), 16 de empregabilidade (35%) e 20 de voluntariado (43%).

A estratégia de responsabilidade social corporativa do Grupo Wellow está em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), tendo em 2023 impactado diretamente 12 dos 17, num total de 132 ODS. Como os de maior impacto para o grupo: ODS17 Parcerias para o Desenvolvimento, ODS8 Trabalho Digno e o Crescimento Económico, ODS1 Erradicar a Pobreza e ODS10 Reduzir as Desigualdades. Em 2023, 93,50% das ações foram realizadas no âmbito de parcerias.

Em 2023 foi também ano de implementar um novo modelo de atuação de responsabilidade social corporativa, focado em fortalecer o compromisso das empresas, marcas, lideranças e equipas do grupo para com a sustentabilidade. De destacar ainda o desenvolvimento – ainda em curso – de uma plataforma de empregabilidade, com o objetivo de facilitar a resposta a organizações que apoiam pessoas em situação de desemprego e as várias frentes operacionais de recrutamento e seleção do grupo. E também o desenvolvimento de métodos para quantificar o impacto ambiental e social das ações, permitindo uma análise mais precisa dos esforços e a identificação de áreas de melhoria.

Como principais indicadores de responsabilidade social corporativa de 2023, o Grupo Wellow destaca:

  • 46 ações
  • 12 ODS impactados (132 no total das 46 ações)
  • 205 voluntários/ as
  • 1306,5 horas de voluntariado
  • 6.200 euros em donativos financeiros
  • 16 formadores/ as voluntários/ as
  • 21 workshops
  • Mas de 500 formandos/ as

Pelas mãos do Município de Oeiras e ao abrigo do renomeado Oeiras Community Valley (anterior Programa Oeiras Solidária), o grupo foi condecorado pelas suas contribuições sociais no concelho, ao longo dos últimos 20 anos, na cerimónia do vigésimo aniversário do programa, sendo reconhecidos como uma das 20 maiores empresas na escala da dedicação à comunidade.

Tatiana Vale, que detém o pelouro da Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Wellow, assinala: «Para o Grupo Wellow, a responsabilidade social e a sustentabilidade não são apenas componentes da estratégia corporativa, são pilares fundamentais que sustentam nossa missão e os nossos valores. Entendemos que o sucesso empresarial está intrinsecamente ligado ao bem-estar do ambiente, das comunidades e do planeta, promovendo um futuro mais sustentável para todos. Em 2024 reafirmamos o nosso compromisso com esses valores, dedicando-nos a manter as nossas iniciativas de responsabilidade social, garantindo que continuaremos a ser uma força positiva na sociedade e um exemplo de liderança responsável no sector empresarial».

O Relatório de Responsabilidade Social Corporativa de 2023 do Grupo Wellow pode ser consultado aqui.

Sediado em Carnaxide, o Grupo Wellow é um grupo empresarial português que gere um portefólio diversificado de negócios de Recursos Humanos, Outsourcing, Energia & Telecomunicações e Mediação Imobiliária e de Seguros. Presente em todo o território nacional, tem mais de 5.000 colaboradores ativos e agrega no seu portefólio empresarial as marcas Header, Talenter, Knower, Futurcabo, Exato Seguros e Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal. Há 25 anos no mercado, tem mais de 800 clientes empresariais ativos e um volume de faturação acima dos 100 milhões de euros.

Scroll to Top