Promover a colaboração entre as equipas remotas

Texto e Imagem: Zühlke

Após a pandemia, a transformação digital motivou as empresas a adaptar as suas estratégias de atração e retenção de talento para conseguirem ir ao encontro das necessidades dos profissionais. Se há uns anos, num emprego, as pessoas se moviam quase exclusivamente pela remuneração, hoje querem trabalhar em empresas comprometidas com o seu bem-estar e desenvolvimento, que ofereçam um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, como através de um modelo de trabalho híbrido. Contudo, mais recentemente, várias empresas têm estado a optar por impor novamente modelos de trabalho totalmente presenciais, com o objetivo de conseguirem assegurar uma melhor gestão do talento e promoverem a colaboração.

Ana Correia, human resources and employer branding lead da Zühlke, refere: «Nestes últimos anos, o número de empresas a regressar a um modelo de trabalho 100% presencial tem estado a aumentar consideravelmente, já que vários líderes consideram que só presencialmente é possível assegurar a colaboração, o trabalho em equipa e a fomentação da cultura organizacional. No entanto, as empresas devem estar cientes de que este regime de regresso full-time ao escritório pode resultar em perdas significativas de talento, afetando também a diversidade, ao impossibilitar a inclusão de certas minorias, especialmente num momento em que 64% dos profissionais ponderariam procurar um novo emprego se fossem obrigados a regressar ao escritório a tempo inteiro, de acordo com dados do ManpowerGroup.» Neste sentido, a Zühlke, prestadora de serviços tecnológicos com escritório no Porto e que promove um regime de local de trabalho e horário flexível, revela quatro estratégias para as empresas fomentarem a colaboração e o trabalho em equipa, sem sacrificarem a flexibilidade:

1. Promover uma cultura de colaboração digital Plataformas de gestão de projetos e de tarefas como o Notion ou o Loop e de comunicação como Slack ou o Microsoft Teams permitem que as equipas colaborem, conversem e discutam ideias em tempo real, independentemente de onde estejam. Incentivar a participação e o contributo de todos, assegurando que há espaço para partilharem os seus inputs, permite que a equipa esteja sempre alinhada, mesmo que cada um esteja fora do escritório. Além disso, criar documentos que possam ser atualizados por várias pessoas ao mesmo tempo, como o Google Docs ou o One Drive da Microsoft, permite que cada um possa contribuir quando lhe for conveniente, facilitando a colaboração.

2. Definir janelas horárias específicas do dia em que todos os membros da equipa estão disponíveis on-line Para proporcionar reuniões e discussões espontâneas à distância, permitindo também gerir melhor expectativas de tempo de resposta nas plataformas de chat, importa identificar horários em que todos os membros da equipa estão disponíveis online. Estes momentos devem ser definidos de acordo com as disponibilidades da equipa, permitindo conciliar as responsabilidades pessoais com as profissionais. Assim, ao delinear quais os dias ou janelas horárias livres de reuniões, cada colaborador pode organizar da melhor forma o seu tempo, focado e com menos interrupções no seu fluxo de trabalho individual.

3. Organizar momentos de encontro virtuais frequentes, mas breves Embora várias empresas considerem que só presencialmente se fomenta a colaboração, realizar reuniões curtas com alguma frequência, como pontos de situação diários ou semanais, permite que todos os membros da equipa estejam informados e a par das recentes novidades, sem implicar necessariamente a ida ao escritório. Nestas reuniões, que podem até ser na forma de um café virtual, os profissionais podem partilhar ideias e falar sobre temas fora do contexto de trabalho, o que promove uma melhor relação entre todos.

4. Organizar estrategicamente momentos específicos para juntar toda a gente Seja presencialmente no mesmo espaço, no escritório ou noutro local, para ajudar a ultrapassar barreiras e aprofundar as conexões e relações humanas, as empresas podem definir momentos estratégicos que juntem toda a equipa. Através desta iniciativa, promovem a colaboração e suprimem a necessidade de dias obrigatórios no escritório, promovendo a flexibilidade do dia-a-dia de cada um.

Zühlke


A Zühlke, fundada em 1968, na suíça, é uma consultora e prestadora de serviços que desenvolve projetos tecnológicos para clientes em todo o mundo. Com escritórios em diversas cidades na Europa e na Ásia, está presente em 10 países com mais de 1.900 colaboradores. As equipas multidisciplinares e multinacionais desenvolvem funções essenciais a todas as fases de projeto, desde estratégia a operação e produção.

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