Localizado na zona da Boavista, no Porto, o Roast é a nova morada para os almoços nos dias de trabalho ou para os convívios mais prolongados à mesa entre amigos e com a família. O segredo da carta está na frescura dos ingredientes e na técnica Rotisserie, que permite assar todas as receitas lentamente, dando-lhes ainda mais sabor.
Texto: Redação «human» Imagens: DR
As refeições mais leves e ligeiras também podem ser saborosas, equilibradas e nutritivas: é este o objetivo do Roast, o restaurante que acaba de abrir num dos grandes centros de negócios da cidade do Porto. Com uma proteína para apresentar a cada dia da semana, o Roast recorre à técnica culinária Rotisserie, conhecida por tornar qualquer prato aconchegante, temperando-o com um toque fumado.
As visitas são bem-vindas a qualquer hora do dia, seja um almoço rápido entre a rotina de trabalho, usfruindo do espaço para trabalhar ou estudar durante a tarde, seja para um encontro mais prolongado entre amigos ao final do dia ou até mesmo para os almoços de domingo em família.
Durante a semana, os almoços no Roast são práticos, rápidos e intuitivos, tornando-o num fantástico destino para aconchegar o estômago entre reuniões e compromissos. De segunda a sexta-feira, a Rotisserie cozinha uma protéina por dia: barriga de porco, cachaço de bacalhau, franguinho da guia, lombo de salmão e costela mendinha, respetivamente.
Para os vegetarianos ou simplesmente para quem gosta de um prato mais saudável e equilibrado, o Roast prepara outras opções. À segunda-feira serve-se couve-flor com uvas e molho de caril e à terça-feira é dado a provar um prato de abóbora com requeijão. A sugestão para quarta-feira é cenoura com grão-de-bico e especiarias do norte de África, fazendo-se seguir beringela, quinoa e groselhas e, para fechar a semana, bróculos, bimis e amêndoas.
Para completar o prato, é possível escolher entre chips de batata doce, batatas assadas com pimentão e arroz de forno. Há ainda uma seleção de acompanhamentos mais leves, como os legumes da horta, a clássica salada de repolho coleslaw e a salada do dia.
Já para personalizar cada prato, há vários molhos disponíveis, como maionese de sriracha, aioli, barbeque, chimichurri, manteiga e alho, vinagrete da casa ou o molho Roast, com um sabor fumado. Para adoçar as tardes de trabalho, convida-se a terminar o almoço escolhendo entre um tiramisù, um banoffee, um chocobrownie, um cheesecake de ananás assado na Rotisserie ou uma salada de fruta da época.
De segunda a sexta-feira, o Roast procura responder às necessidades das rotinas mais aceleradas. Assim, ao almoço o pagamento é feito à chegada e é possível optar entre três variações do menu do dia: roast do dia com dois acompanhamento e café (10,5 euros), roast do dia com dois acompanhamentos, sopa ou sobremesa e café (13 euros) e, por último, a versão mais completa que inclui roast do dia com dois acompanhamentos, sopa, sobremesa e café (14 euros).
A carta pensada para o jantar e o fim-de-semana é composta por mais opções, mantendo a atenção no produto e na sua confeção a baixa temperatura. Para petiscar antes da refeição, sugere-se os palitos de batata doce com aioli, molho barbeque e maionese de sriracha (2,5 euros), os croquetes de frango (4 euros), a salada de burrata com tomates assados (9 euros) ou o pastel de massa tenra com legumes BIO e requeijão (5 euros).
Nos pratos quentes reinam o franguinho da guia com batata chips, salada do chef e molho Roast (14,5 euros) ou o lombo de novilho com esparregado, batata a murro e molho de carne (17 euros). Nas opções de peixe destacam-se os filetes de robalo com cenouras e grão (16 euros) e as lascas de bacalhau com broa, puré de bróculos e bimis (17 euros). No reino das sobremesas saltam à vista a mousse de chocolate e vinho do Porto (3,5 euros), mas mantém-se também o cheesecake de ananás assado (3 euros), o tiramisù (3,5 euros) e a fruta da época (3 euros).
Para quem visitar o espaço a meio da tarde em busca de um snack ou de uma refeição ligeira, o Roast garante não deixar a mesa vazia. Da salada caeser clássica (7,5 euros) ou da opção com frango e bacon (8 euros) à salada de abóbora assada com sementes de abóbora (8 euros), não faltam opções saudáveis para degustar. Há também wrap de pulled pork (9 euros), wrap vegetariano (9 euros), a club sandwich Roast (9 euros) e nachos com guacamole (4 euros), opções perfeitas para acompanhar uma conversa entre amigos.
A oferta do Roast pode ainda chegar ao escritório ou marcar presença no conforto de casa, graças ao serviço de take-away, disponível tanto ao almoço como ao jantar. O Roast é o mais recente conceito gastronómico gerido pela AHM – Ace Hospitality Management, contando assim com a curadoria do chef Miguel Rocha Vieira.
O restaurante fica na Rua de 5 de Outubro, 606 (4100-173 Porto). Abrae das 12 às 23 horas.