Em 2023, 1.090 pessoas com deficiência, de 27 países, integravam a Mapfre, ou seja, 3,9% do quadro de colaboradores da seguradora, sendo 97% com contrato sem termo e 93% com horário a tempo inteiro.
O compromisso da Mapfre com a inclusão é um elemento-chave do seu Plano de Sustentabilidade 2024-2026, que inclui medidas para potenciar a verdadeira inclusão deste grupo na empresa e melhorar a sua qualidade de vida e a dos seus familiares.
Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, celebrado ontem, dia 3 de dezembro, Anastasia de las Peñas, diretora corporativa da experiência do colaborador na Mapfre, assinalou: «As empresas comprometidas com a diversidade e a inclusão são capazes de aumentar a motivação dos seus colaboradores e potenciar a criatividade das suas equipas.»
Trabalho inclusivo
A Mapfre conta com uma metodologia própria para medir o impacto da integração sociolaboral das pessoas com deficiência que trabalham na empresa e saber em que medida contribui para melhorar a sua qualidade de vida. Em 2023, 112 colaboradores com deficiência com uma antiguidade inferior a três, de 10 países onde a empresa opera, avaliaram, através de um inquérito, que sua integração profissional contribuiu para melhorar a sua qualidade de vida (com uma pontuação de 8 a 10), graças ao ambiente de trabalho inclusivo que predomina. Nesse inquérito, também foram avaliadas dimensões específicas como o bem-estar físico, material ou emocional, bem como a qualidade das suas relações interpessoais e sociais e o seu desenvolvimento profissional dentro da empresa.
Sensibilização e voluntariado
Em Espanha, a mapfre realizou diferentes programas de integração de pessoas com deficiência, como o Programa Familiares, através da Fundación Konecta, que oferece orientação profissional aos familiares com deficiência, dos colaboradores da Mapfre no país. O projeto consiste num itinerário personalizado para cada pessoa com deficiência, com o objetivo de aumentar as suas possibilidades de inserção profissional. Desde o início, o programa ofereceu apoio a 103 familiares de colaboradores com deficiência.
A empresa tem no seu acordo coletivo um apoio económico para os colaboradores com deficiência igual ou superior a 33%, e apoios económicos para os que tenham familiares com deficiência a seu cargo.
Em 2023, a seguradora realizou diferentes iniciativas de sensibilização, entre as quais se destacam o Programa Global de Deficiência «MirMiradas sem etiquetas», para gerar uma cultura sensível à deficiência e no qual participaram 7.621 colaboradores de todo o mundo. A iniciativa incluiu palestras, workshops e outras atividades de sensibilização para o quadro de colaboradores e 224 atividades de voluntariado corporativo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Mais diversidade
A Mapfre ratificou um ano mais a Carta da Diversidade, iniciativa que impulsiona a Fundación Diversidad em Espanha com o objetivo de favorecer ambientes profissionais inclusivos. Desde a sua adesão em 2020, a empresa integra os princípios e os valores como parte da sua estratégia de defesa da igualdade de oportunidades em matéria de género, idade, deficiência, origem étnica, orientação sexual ou qualquer outra condição social ou cultural.
De assinalar ainda que a seguradora faz parte da Rede Mundial de Empresas e Deficiência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujo objetivo é contribuir para que as políticas e as práticas de emprego nas empresas incluam as pessoas com deficiência em todo o mundo, além de aumentar a consciencialização sobre a relação positiva entre a inclusão da deficiência e o crescimento empresarial.
A empresa
A Mapfre é uma seguradora global. Em Portugal desde 1986, possui uma rede de mais de 100 lojas em todo o país. A nível internacional, é a empresa de referência no mercado segurador espanhol, a maior seguradora espanhola do mundo, grupo multinacional líder de seguros na América Latina e ocupa o sexto lugar das maiores da Europa em Não Vida por volume de prémios. Com cerca de 30 milhões de clientes, emprega cerca de 31 mil colaboradores nos cinco continentes em que opera. Em 2023 as suas receitas aumentaram 9,2%, até aos 32.239 milhões de euros, com um lucro líquido de 692 milhões de euros (mais 7,7% do que no ano anterior).