Propondo-se oferecer soluções de escritório simples e flexíveis que se adaptam às necessidades dos clientes e à dimensão das respetivas equipas, a Maleo aposta em espaços modernos, devidamente equipados e pensados ao detalhe.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
«Criamos ambientes que potenciem a produtividade e a criatividade, ajustados às necessidades únicas de cada cliente, diz Eliana Vargas, head of people and culture da Maleo, explicando que para alcançar este objetivo inovam constantemente e acompanham de perto as novas tendências de trabalho. «Queremos apoiar o crescimento do negócio de todos os clientes que nos procuram, libertando-os do compromisso de um contrato de arrendamento convencional de longo prazo», diz, para logo acrescentar: «Na Maleo o cliente tem à sua disposição salas de reunião equipadas, espaços e serviço de catering para eventos, Internet de alta velocidade, equipamento de áudio e vídeo de última geração, serviço de receção e gestão da correspondência, equipamentos de impressão, digitalização e cópia, café e snacks, acesso a espaços comuns como copas e áreas de lounge, serviços de limpeza e de segurança, manutenção técnica, e outras utilities. Em resumo, oferecemos escritórios prontos a usar, onde o fit-out pode ser personalizado ao detalhe.»
A Maleo conta com uma equipa de 65 colaboradores, composta por profissionais especializados em várias áreas (marketing, vendas, arquitetura e design de interiores, manutenção e gestão de edifícios, tecnologia e informática, receção e serviço ao cliente, etc), isto para oferecer soluções flexíveis. «É uma diversidade de competências que nos permite responder de forma ágil e personalizada às necessidades dos clientes, o que é para nós uma bandeira de excelência e compromisso», partilha a responsável, que faz ainda notar: «Acreditamos que essa capacidade de adaptação e proximidade, com os clientes, é fundamental para a criação de relações de confiança, assegurando que cada um se sinta apoiado e valorizado em todas as fases do seu negócio.»

Eliana Vargas, head of people and culture da Maleo, salienta o aumento da equipa em cerca de 30%, de 2022 a 2024, o que resultou numa maior necessidade, a de «assegurar uma gestão de pessoas eficaz, coesa e alinhada com os objetivos da organização».
Em Lisboa, a Maleo dispõe de sete centros localizados em áreas-chave da cidade: Maleo Parque das Nações, Maleo Oriente, Maleo Sete Rios, Maleo Castilho, Maleo Liberdade, Maleo Mouzinho e Maleo Saldanha. «Estes espaços oferecem soluções flexíveis e de qualidade, adaptadas às necessidades de diferentes perfis de clientes», partilha Eliana Vargas, assinalando que neste final do ano abrem o primeiro centro no Porto, em parceria com o Lionesa Business Hub.
Um desafio nos recursos humanos
Criar e desenvolver boas práticas de recursos humanos tem sido um desafio constante nos últimos três anos na Maleo. O aumento da equipa em cerca de 30%, de 2022 a 2024, resultou numa maior necessidade, a de «assegurar uma gestão de pessoas eficaz, coesa e alinhada com os objetivos da organização», diz a responsável. E explica: «Temas como recrutamento e seleção, onboarding e integração, desenvolvimento e formação, gestão do desempenho, compensação e benefícios, clima organizacional e cultura, saúde e bem-estar e comunicação interna passaram a estar na agenda da equipa de People & Culture. Percebemos rapidamente que a formação contínua é fundamental para o desenvolvimento dos nossos colaboradores e, como consequência, para a competitividade e o reconhecimento da qualidade dos nossos serviços. E dado que grande parte das nossas equipas se encontra distribuída por várias localizações, implementámos uma plataforma de e-learning com conteúdos personalizados e acessíveis a todos, a qualquer momento e em qualquer lugar.»
Eliana Vargas refere ainda a importância da flexibilidade e da acessibilidade no processo de aprendizagem, «uma vez que permite a cada colaborador adaptar a aprendizagem ao seu próprio ritmo e ao horário de trabalho». Já foram ministradas mais de 2.000 horas de formação, em formato e-learning, investimento que «está a refletir-se diretamente na qualidade do atendimento ao cliente, gerando um impacto positivo tanto na satisfação como na produtividade e na motivação dos colaboradores», salienta.
Além das estratégias de formação e desenvolvimento, a Maleo tem vindo a investir na comunicação interna e na desburocratização dos processos administrativos. Para isso, implementou uma plataforma de gestão que cobre todo o ciclo de vida dos colaboradores. Com isto, as equipas passaram a ter num só local informação e funcionalidades como onboarding, documentos públicos, contratos de trabalho e recibos de vencimento, gestão de ausências, gestão de horários, comunicações internas, calendário de eventos, organograma, benefícios, registos de formação, desempenho e feedback, etc. A responsável diz que a adesão foi fantástica, e não se mostra surpreendida, considerando a média de idade da equipa. «Sabemos que as equipas jovens são mais recetivas e entusiastas com o uso de tecnologias que facilitam o trabalho e promovem uma experiência digital e conectada», e esta ferramenta veio facilitar a interação com a equipa de People & Culture, promovendo uma experiência colaborativa e um ambiente de maior engagement», partilha, para logo acrescentar: «Também reforçámos a equidade e a competitividade das nossas políticas de compensação, incluindo, por exemplo, uma plataforma de gestão de benefícios flexíveis. Passámos a disponibilizar um conjunto de benefícios adicionais, como a oferta do passe para transportes públicos, seguro de saúde, dispensa no dia do aniversário, Friday Lunch, Xpress Breakfast, snacks, entre outros. Criámos ainda um programa de saúde e bem-estar, o Maleo Cares, através do qual cada colaborador tem acesso a workshops de gestão de stress e a apoio em áreas como nutrição, psicologia, jurídica ou fiscal.» Estas práticas de gestão das pessoas «refletem-se diretamente na experiência, na confiança e na satisfação dos clientes», explica Eliana Vargas. E acrescenta: «Quando uma empresa investe no desenvolvimento e no bem-estar nos seus colaboradores, estes sentem-se mais capacitados e motivados para prestar um atendimento de qualidade, mais atento e eficaz. Equipas satisfeitas tendem a comportar-se de forma mais cordial, proativa e eficiente, o que é fundamental para a experiência positiva do cliente. Se me pedissem para resumir as características que melhor descrevem a equipa da Maleo, no serviço que entrega, eu diria que é a capacidade de antecipar as necessidades do cliente, de exceder as suas expectativas, de colocar sempre o foco na solução e de responder de forma célere e empática.»
—
»» CAIXA O elemento diferenciador
Numa empresa de serviços como a Maleo, «as pessoas não só representam a marca como são o elemento central e diferenciador do negócio», partilha Eliana Vargas, referindo que «a maioria dos colaboradores interage diariamente com os clientes e, por isso, conhece melhor do que ninguém as suas necessidades e as suas particularidades – são estas equipas de terreno, através do feedback que nos transmitem, que nos permitem crescer e melhorar diariamente; esta capacidade de escuta ativa e de observação, é ela que nos permite recolher informação para desenvolver soluções inovadoras e únicas no mercado, e muitos dos serviços que hoje disponibilizamos aos clientes nasceram justamente de necessidades identificadas e para as quais foram criadas soluções».
Com este foco tão marcado nas suas pessoas, a Maleo enfrenta os desafios de atração e retenção de talento, agindo sobre um conjunto de variáveis em simultâneo. «Passam pela melhoria dos pacotes de benefícios e salários, pela aposta no desenvolvimento e na formação interna, pela melhoria das condições de trabalho, pela experiência do colaborador e pela cultura organizacional», explica Eliana Vargas, salientando: «Há que referir que praticamente todos os nossos colaboradores trabalham em regime presencial e têm contacto direto com o cliente. Isto representa um desafio acrescido para a nossa equipa de recrutamento, que procura profissionais que reúnam não só um conhecimento profundo das suas áreas técnicas como também competências de comunicação, resolução de problemas, empatia, foco no cliente, capacidade de trabalho sob pressão, atenção ao detalhe e cultura de serviço e hospitalidade.»