As redes sociais assumem um papel central nos processos de recrutamento, representando uma verdadeira revolução na forma como empresas e candidatos se conectam.
Texto: SLOT Recursos Humanos Foto: DR
Clara Alves e Inês Dias, consultoras da SLOT Recursos Humanos, destacam o impacto significativo destas plataformas, que se tornaram essenciais na divulgação de ofertas de emprego, principalmente a talentos que não seriam acessíveis pelos métodos tradicionais.
O uso destas plataformas vai além da simples publicação de anúncios: não só facilitam a pesquisa ativa de candidatos, como permitem avaliar candidatos de forma mais abrangente, complementando os métodos tradicionais de análise. Por exemplo, informações partilhadas em redes como o LinkedIn oferecem perspetivas valiosas sobre competências e interesses do candidato, embora as decisões finais nunca sejam baseadas nesta análise digital. Entrevistas e assessments continuam a ser as ferramentas determinantes na seleção de candidatos.
Para maximizar os benefícios das redes sociais no recrutamento, é necessário adotar estratégias eficazes, como anúncios apelativos e direcionados. Por sua vez, o uso de tecnologia avançada, como inteligência artificial (IA), já é uma realidade na triagem curricular e identificação de talentos pois permite reduzir o tempo de contratação e melhorar a experiência do candidato.
Existe ainda uma diferença geracional na forma como estas plataformas são utilizadas. Os mais jovens tendem a explorar melhor estas ferramentas, enquanto candidatos mais experientes ou em posições qualificadas mostram uma preferência crescente pelo LinkedIn.
LinkedIn e Facebook são amplamente utilizados devido ao alcance e à versatilidade que oferecem: enquanto o primeiro é preferido para localizar profissionais qualificados, o Facebook complementa a estratégia, atingindo perfis diversificados. Redes sociais como o TikTok têm demonstrado utilidade para atrair candidatos mais jovens, habituados a uma comunicação mais descontraída e criativa. Já ferramentas como o WhatsApp surgem como aliadas para manter uma comunicação rápida e eficaz, esclarecendo dúvidas e facilitando agendamentos, o que contribui para uma relação mais próxima e ágil entre candidatos e recrutadores.
Existe ainda uma diferença geracional na forma como estas plataformas são utilizadas. Os mais jovens tendem a explorar melhor estas ferramentas, enquanto candidatos mais experientes ou em posições qualificadas mostram uma preferência crescente pelo LinkedIn.
Todavia, o impacto positivo das redes sociais não está isento de desafios éticos e riscos: as empresas devem assegurar uma abordagem imparcial, respeitando os limites legais e de privacidade ao avaliar os perfis dos candidatos. Já os candidatos enfrentam riscos ao gerirem de forma inadequada a sua presença digital: quer a falta de transparência nas informações, quer a publicação de conteúdos desajustados podem prejudicar a sua imagem.
O futuro do recrutamento digital aponta para uma integração ainda maior de tecnologia avançada, cujas ferramentas irão tornar o processo mais eficiente e personalizado, no qual as redes sociais são mais do que uma tendência passageira: são já o presente e o futuro do recrutamento profissional.

A SLOT Recursos Humanos apresenta-se no mercado nacional e internacional como um parceiro estratégico na área da gestão integrada dos recursos humanos (RH), orientada numa ótica de desenvolver, conceber e implementar nas mais variadas áreas dos RH soluções e metodologias inovadoras. Disponibiliza serviços de Recrutamento e Seleção, Consultoria em RH e Formação. Além disso, disponibiliza soluções de Trabalho Temporário para atender às necessidades específicas dos seus clientes. Estes serviços são focados em promover a eficiência e o desenvolvimento organizacional.
Nota: na foto, Clara Alves e Inês Dias, consultoras da SLOT Recursos Humanos, respetivamente human resources and talent consultant e recruiter.