Durante anos, as empresas investiram milhões em plataformas de aprendizagem e catálogos extensos de cursos. Acreditaram que ao disponibilizar mais conteúdo ao colaborador, ele aprenderia mais. No entanto, a realidade e os dados mostram que quase ninguém vai à biblioteca, mesmo sendo obrigado.
Texto: Nuno Marques Veiga Imagem: Freepik
Acreditamos que a diferença está em criar um ambiente onde a aprendizagem acontece de forma natural, contínua e integrada diariamente nas necessidades do negócio. E o relatório da Fosway 9-Grid 2025 confirma isto. O futuro da aprendizagem corporativa incide em experiências que desenvolvem competências de forma prática e aplicada.
Desafios dos modelos tradicionais
Vejamos os três grandes desafios dos modelos de aprendizagem tradicionais:
Falta de tempo Entre formações longas e pouco direcionadas, ou trabalhar o trabalho, vence a segunda. Os colaboradores precisam de respostas imediatas, não de cursos genéricos para ver mais tarde. E são menos de 30% que o fazem, o que leva os Recursos Humanos e o L&D [learning and Development] ao desespero.
Relevância Pessoas diferentes, necessidades diferentes. One Size doesn’t fit all. E normalmente os cursos são criados para um público genérico. O conhecimento é disponibilizado, mas não é aplicado. E lá porque a maioria faz um percurso, não significa que tenha de o fazer agora.
Desperdício de recursos Grandes investimentos feitos sem gerar impacto real, por muito que os cursos sejam animados, divertidos e competitivos. E como justificar os investimentos com resultados tangíveis, evidências de aprendizagem e impacto no negócio? Estes modelos dizem apenas se o colaborador fez ou não fez, passou ou reprovou. É pouco.
Felizmente os nossos clientes já perceberam que a solução está em criar condições para que a aprendizagem aconteça de forma natural e contínua. E a boa notícia foi que reaproveitarmos conteúdos existentes, tornando-os inteligentes e passíveis de gerar dados.
RIP, «Netflix» de aprendizagem!
Há mais de cinco anos que personalizamos os programas e a aprendizagem com Adaptive Learning, e desde 2024 promovemos o desenvolvimento contínuo com assistentes de GEN AI, que são o futuro.
O Adaptive Learning permite aprender de forma direcionada, apenas com o conteúdo que necessitamos de aprender, eliminando a inconsciência incompetente e reduzindo o tempo de aprendizagem em 50%. Gera dados e evidências de aprendizagem para o ROI [return on investment] e ajuda a aplicar o conhecimento no contexto de trabalho.
Os assistentes de GEN AI levam a personalização a outro nível. Um colaborador pode melhorar sozinho as suas competências de comunicação, em diferentes cenários e com personas reais, tendo feedback imediato sobre o conteúdo, o desempenho, a empatia e até o sorriso. As vezes que quiser e sem julgamentos.
Assim, a aprendizagem integra o trabalho diário e promove um desenvolvimento contínuo e sustentável.
E vocês perguntam: o que fazer?
A mudança exige uma decisão consciente: deixar de alimentar bibliotecas e criar ambientes onde realmente se aprende e se faz crescer o negócio. A formação é um processo contínuo, não um evento isolado. Em vez de o curso terminar quando se fecha o computador, a aprendizagem está presente e integrada na rotina de trabalho.
Escolham soluções práticas e acessíveis. Ferramentas como o Adaptive Learning e o MTW AI Coach existem, são utilizadas por milhares de pessoas e são mais eficazes do que qualquer catálogo de cursos, alojados em bibliotecas que ninguém usa.
Na MTW estamos prontos para ajudar na mudança.

Nuno Marques Veiga, Executive Director EMEA da MTW
MTW
A MTW é uma consultora que ouve os clientes e o resultado tem sido gratificante. Desde 2018, estes atribuíram-lhes a distinção Melhores Fornecedores RH de Grande Dimensão em Consultoria, Formação, Coaching e Desenvolvimento Profissional e o Estatuto de PME Líder e Excelência desde 2020.
A consultora treina e desenvolve a comunicação de líderes nacionais e internacionais, das principais empresas do PSI20 (Banca, Energia, Engenharia, Construção, Retalho, Saúde, Serviços, Hotelaria, Turismo, Seguros, Farmacêuticas, Administração Pública, Governo, Telecomunicações, Tecnologias de Informação) para serem líderes comunicativos do futuro, contribuindo para que sejam reconhecidos como comunicadores extremamente eficazes.
Desde 2007 é especializada nas quatro vertentes-chave da comunicação: media training, public speaking, presentation training e communication to influence.