Os mais novos têm a oportunidade assumir o papel de médicos e tratar dos seus brinquedos, numa iniciativa que decorre desde o dia 23 de abril e se prolonga até ao dia 4 de maio. «As crianças e as emoções» é o mote deste ano.
Texto: Redação «human» Imagem: DR
O Hospital da Bonecada está prestes a instalar-se no Centro Colombo, em Lisboa, pela vigésima quarta vez. A iniciativa promovida pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School vai estar presente na Praça Central até ao dia 4 de maio e desafia todas as crianças entre os três e os 10 anos a transformarem-se em médicos e a embarcar numa jornada de descoberta pela área da saúde. O objetivo? Combater a «Síndrome da Bata Branca».
Com um cenário imersivo que recria um verdadeiro hospital-modelo, a iniciativa tem sido um sucesso, ano após ano. Nesta experiência, cada criança é médica do seu próprio brinquedo e pode passar por 14 salas temáticas, incluindo a Triagem, o Bloco Operatório, o Laboratório, o Gabinete de Imagem Médica, o Ginásio de Fisioterapia e a Sala de Nutrição.
O Hospital da Bonecada procura fazer com que os mais novos aprendam, de forma lúdica e pedagógica, o funcionamento do mundo da saúde, para que assim percam o medo do ambiente hospitalar – conhecido como «Síndrome da Bata Branca».
Esta nova edição surge subordinada ao tema «A Criança e as Emoções», enfatizando os sentimentos como parte essencial do crescimento e base para uma sociedade mais empática. A entrada é gratuita – bastando fazer a reserva na app do Centro Colombo – e o horário de funcionamento é alargado, das 10 às 21 horas, todos os dias, para que mais pessoas consigam participar. Só em 2024, o projeto contou com 6.500 pequenos médicos.
Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, refere: «Para o Colombo, é com orgulho que recebemos mais uma edição desta iniciativa, onde as crianças podem viver uma experiência repleta de emoção, que une a medicina à brincadeira, promovendo um maior conhecimento sobre o universo hospitalar. É com entusiasmo também que vemos o crescente número de participantes e o empenho da Associação de Estudantes da NOVA Medical School em inovar todos os anos.»
Hospital da Bonecada
O Hospital da Bonecada é uma iniciativa promovida pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School (AENMS) e consiste num «hospital-modelo», cujo principal objetivo é erradicar a «Síndrome da Bata Branca» nas crianças. As crianças levam os seus bonecos ao hospital para que sejam tratados, em várias salas, dinamizadas por estudantes de diversos cursos da área da saúde – Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Ciências Farmacêuticas, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Medicina, Medicina Dentária, Ortóptica, Psicologia e Terapia da Fala –, estudantes esses que assumem precocemente o papel de profissionais de saúde neste jogo de «faz de conta».
Centro Colombo
O Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 metros quadrados de área bruta locável (ABL), dispõe de mais de 300 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência suprarregional, no Centro Colombo encontra-se tudo aquilo que se possa imaginar. São mais de 40 restaurantes, oito salas de cinema e um IMAX, health club, parque infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país, que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela inovação e pela diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e a segurança dos seus clientes. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece, o centro assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.